Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Mato Grosso do Sul pode ter nova tempestade de poeira

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Alexandre Carvalho, Caarapó (MS), 19/10/17

2 min de leitura

Foto: Foto de Alexandre Carvalho, Caarapó (MS)


Ao longo do domingo, 24 de outubro,  áreas de instabilidade voltam a espalhar fortes temporais no estado de Mato Grosso do Sul. É uma combinação de fatores: um sistema de baixa pressão atmosférica que se forma entre o Paraguai e Mato Grosso do Sul e uma frente fria que passa na altura do Sudeste e canaliza a umidade que vem da Região Norte e atravessa o estado.

 

A forte incidência de temporais gera risco iminente de vendaval e a possibilidade de levantamento de poeira novamente. Os modelos meteorológicos indicam 75mm para Campo Grande em poucas horas no domingo. De forma geral, o estado deve registrar entre 50 e 80 mm.

 

Nuvem de poeira

O tempo seco dos últimos dias no estado provocou queda na umidade do solo. O centro, norte e oeste do estado registram valores entre 10 e 40% de umidade em solo. O lençol freático está muito baixo e o solo superficial seca rapidamente.

 

A combinação destes fatores: chegada de temporal, vendavais, e solo seco gera a possibilidade da formação de nova nuvem de poeira, mesmo que de forma menos intensa que a observada na última semana.

 

 

Fique atento nas atualizações!

 

+ mais notícias