Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

AMOC: o que acontece se esta corrente parar?

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

Oferecido por

 

 O oceano Atlântico é o segundo maior dos oceanos da Terra e tem uma importância fundamental na regulação do Clima do planeta: ele conecta o polo sul com o polo norte, a Antártica com o Ártico .

 

Existe uma enorme circulação das águas entre o Atlântico Sul e o Atlântico Norte chamada de circulação meridional do Atlântico (AMOC) ou circulação meridional de revolvimento do Atlântico, que leva água quente do sul para o norte e água fria do norte para o sul. Isso faz com que a Europa por exemplo, não congele. É o que regula a chuva que cai aqui no Brasil.


Pesquisas científicas recentes alertam que a algo está ocorrendo com a AMOC, que ela está dando sinais de enfraquecimento ou alguma perda de estabilidade. O que acontece se a  AMOC parar ou enfraquecer muito? Isto é um problemão climático!

 

Para entendermos melhor sobre a circulação meridional do Atlântico, o podcast O Clima entre Nós conversa com Vinicius Ribau Mendes, ele é geólogo de formação, professor Instituto do Mar, da Unifesp, no campus da Baixada Santista, e pesquisador na área de geologia e sedimentologia.

 

 Você pode ouvir todos os episódios do podcast O Clima entre Nós no site da Climatempo, no nosso canal no Youtube e nas principais plataformas de áudio da internet. Boa escuta!

 

 

 

Como complementação de escuta, sugerimos o episódio #57 do podcast O Clima entre Nós .

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias