Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Alerta de temporais e chuva volumosa no Norte e Nordeste do país

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

 

Até a segunda-feira (04) são esperados mais temporais e chuva volumosa pelos municípios dos estados das Regiões Norte e Nordeste do país.

 

Ao longo desses dias, as chuvas mais intensas acontecem sobre o Ceará, no Piauí, do Maranhão, Pará, Amapá, centro norte do Tocantins, no Amazonas, norte de Rondônia. Além dos litorais do Rio Grande do Norte, da Paraíba e de Pernambuco. Os acumulados de chuva, nesses estados, devem variar entre 200 e 350mm, tendo alguns pontos que possam ultrapassar os 350mm até a próxima segunda-feira (04).

 

Ainda nesta quarta e quinta-feira (30) há o alerta para perigo de temporais e acumulados bem elevados no Amapá, norte do Pará, no centro norte do Maranhão, do Piauí e até em pontos do norte do Ceará. Com volumes que devem passar facilmente dos 100mm por dia, com temporais, raios e rajadas de vento de mais de 60km/h. 

 

Vale ressaltar que as chuvas devem ganhar mais força a partir da sexta-feira (01), com perigo de temporais e acumulados bem altos, por grande parte do Pará, no Amazonas e Roraima. Além de persistir entre o AP e o CE.

 

Boa parte das instabilidades das faixas norte das Regiões Norte e Nordeste do Brasil se devem à presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), ao calor e à alta umidade do ar. E a ZCIT é uma banda de nebulosidade, que traz bastante chuva e se forma pelo encontro dos ventos nos dois hemisférios. Além disso, nos altos níveis da atmosfera, sobre parte da Região Norte, há o reforça da circulação dos ventos de um anticlone. Já na faixa leste do Nordeste também há muita umidade que vem do mar, o que ajudará na formação de mais nuvens carregadas.

 

 

A Climatempo alerta para alagamentos, transbordamento de rios e córregos e deslizamentos.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias