Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Chuva cai forte no RS, mas cenário de seca predomina

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Chuva cai forte no RS, mas cenário de seca predomina

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    3 min de leitura

    Oferecido por

    A presença de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o norte da Argentina e a aproximação de uma frente fria estimularam nuvens muito carregadas sobre o Rio Grande do Sul. A última semana de abril começou com temporais no estado. Algumas localidades acumularam mais de 150 mm em 24 horas.

     

     

     

    Foto: Porto Alegre (RS), por Priscila Rodrigues


    Confira alguns volumes de chuva acumulados entre 4 horas do dia 25 e 4 horas da madrugada do dia 26 de abril de 2022, pela medição do Cemaden-  Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais.


    Quaraí: 207,8 mm

    Rosário do Sul: 170mm

    Lagoa bonita do Sul: 76,8 mm

    Pinhal Grande: 69,6 mm

    Segredo: 67,0mm.

    Teutônia: 60,6 mm

    Alegrete: 60,4 mm


    No mesmo período, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 150,2 mm acumulados em Santana do Livramento, 126,8 mm em São Gabriel, 85,4 mm em Bagé e 74, 2 mm em Caçapava do Sul,.

     

     

    Abril termina instável no RS

     

    Esta última semana de abril é com tempo bastante instável sobre o Rio Grande do Sul. A nova frente fria que se aproxima deve provocar temporais em várias regiões do estado durante a quarta e a quinta-feira, 28 de abril. Na sexta-feira, ainda deve chover nas áreas a oeste e norte do estado. No último dia de abril, grande parte do Rio Grande do Sul poderá ter chuva moderada a forte. Apenas as áreas próximas da fronteira com Uruguai devem terminar o mês com bastante nebulosidade, mas sem chuva

     

    Atenção: Santa Catarina tem risco de chuva forte nesta terça, na quinta e na sexta-feira. No Paraná, a chuva da nova frente fria deve beneficiar apenas o sul e o leste do estado, especialmente na quinta e na sexta-feira.

     

     

    Longa estiagem

    O estado do Rio Grande do Sul está vivendo o terceiro ano consecutivo de seca. Os volumes de chuva muito abaixo do normal, na maioria das áreas do estado, comprometeram o desempenho da produção agrícola e também causaram problemas de abastecimento para a população.

     

    Apesar da chuva volumosa em abril, em vários locais do Rio Grande do Sul, o quadro de seca ainda predomina. A chuva de abril aliviou a secura de forma bastante pontual em pequenas áreas do estado. 

     

    As perspectivas para maio é de que chova menos do que o normal no Rio Grande do Sul. Os gaúchos devem se preparar para o mês frio 

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias