Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Ar seco, temporais e frio no Centro-Oeste

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Ar seco, temporais e frio no Centro-Oeste

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    5 min de leitura

    Oferecido por

    O Centro-Oeste do Brasil terá de tudo um pouco esta semana: temporais em Mato Grosso do Sul, ar muito seco em Goiás e no Distrito Federal e fio a partir do final de semana. Duas frentes frias vão causar as mudanças no tempo nos próximos dias.



    A semana será marcada por muitas mudanças no tempo em grande parte da Região Centro-Oeste. Nesta terça-feira, 7 de junho, há possibilidade de pancadas de chuva somente no noroeste e oeste do Mato Grosso e  no centro, oeste e sul de Mato Grosso do Sul

     

    Na quarta e quinta-feira, 9 de junho, há possibilidade de chuva forte com rajadas de vento e trovoadas em Mato Grosso do Sul e no oeste e sul de Mato Grosso devido a  passagem de uma frente fria e a uma área de baixa pressão atmosférica entre Bolívia, Paraguai e o oeste da Região Centro-Oeste. Mas o centro-norte  de Mato Grosso também pode ter pancadas de chuva na quarta e pode chover até no sul de Goiás na quinta-feira

     

    CO_pentadaprec_1

    Imagem 1: Chuva se espalha por MS e MT nesta semana

     

     

    Baixa umidade do ar

     

    No entanto, a típica característica do outono na região é a alta pressão continental, ou uma massa de ar seco, a mesma que permite dias de tempo aberto, muito ensolarados mas com baixa umidade do ar na maioria das áreas de Goiás, no Distrito Federal e no leste de Mato Grosso.

     

    A umidade relativa do ar ficará entre 21 e 30% (situação de atenção) nas áreas entre o leste de Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal, mas atenção. No norte de Goiás, o nível de umidade no ar é mais preocupante e pode ficar abaixo de 20%, já em situação de alerta, conforme imagem abaixo. Este valor (abaixo de 20%) no norte de Goiás, ocorre desde terça-feira (07) até sexta-feira (10).

     

    CO_umin_3

    Imagem 2: Umidade do ar nesta quinta-feira (09) no Centro-Oeste.

     


    Mudanças no tempo no final da semana

     

    A passagem de uma frente fria organiza a umidade dentro do continente, formando instabilidades que atravessam os três estados da região a partir de quinta-feira (09), levando assim chuva para todo o estado de Mato Grosso do Sul, boa parte de Mato Grosso e no sul de Goiás. O tempo fica fechado e chuvoso na faixa fronteiriça com a Bolívia e Paraguai.


    No entanto, o tempo  segue seco e sem chuva em Brasília, na metade norte de Goiás e no leste matogrossense.

     

     

    Frio e geada à vista

     

    A segunda potente onda de  frio deste ano também atinge o Centro-Oeste no próximo final de semana.

     

    No sábado, 11 de junho, a rápida incursão de uma massa de ar polar vai fazer com que as temperaturas mínimas e máximas despenquem sobre Mato Grosso do Sul. O sul do estado, e todas as áreas de fronteira com o Paraguai, sentem ainda mais os efeitos desta onda de frio, com mínimas que podem ficar abaixo dos 5°C. As baixas temperaturas continuam no domingo.

     

    Geadas são previstas para áreas do sul de Mato Grosso do Sul nas madrugadas de sábado (11) e domingo (12). Os municípios de Sete Quedas, Ponta Porã e Dourados estão propícios a formação do fenômeno.

     

    Mesmo com a entrada dessa massa de ar polar e a queda acentuada das temperaturas, os recordes de frio, ocorridos em meados de maio, não devem ser superados. Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal também não enfretarão temperaturas tão baixas como em maio, apesar de sentirem o resfriamento, mas não há risco de geadas nem novos recordes nesta nova onda de frio.

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias