Oferecido por
A terça-feira (19) começa com chances de nevoeiro e névoa úmida em grande parte das regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Foto: Clima ao vivo, registro de 18 de julho de 2022 em Simonésia -MG.
Estes fenômenos acontecem quando há a combinação de alta umidade e temperaturas baixas. Tanto a névoa úmida quanto o nevoeiro alteram a visibilidade horizontal e o nevoeiro e pode causar graves problemas em vias, rodovias, aeroportos e portos.
Com a atuação de uma alta pressão atmosférica em alto mar, os ventos sopram do oceano para o continente e carregam umidade para toda a faixa leste do Centro-Sul do país. Desde o Rio De Janeiro até o Chuí (RS), há possibilidade de neblina (nome popular para nevoeiro) ou névoa úmida nas primeiras horas desta terça-feira (19). A maior condição para formação do nevoeiros ou névoa úmida acontecem na faixa leste dos estados, exatamente por conta da proximidade com as áreas costeiras.
Regiões onde há risco de formação de nevoeiro em 19/7/2022
Dentre as capitais, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro têm condições favoráveis para formação do fenômeno na madrugada e primeiras horas do dia. Outras áreas com chances grande de nevoeiro nesta terça-feira são: Serra Gaúcha e Catarinense, região portuária de Paranaguá e Santos, Sistema Anchieta-Imigrantes, Costa Verde e Baixada Fluminense.
Como o nevoeiro reduze a visibilidade na próximo à superfície, atenção redobrada em vias, rodovias e atividades portuárias, atrasos em pousos e decolagens tão são comuns quando a visibilidade está baixa nas pitas dos aeroportos.
Quer entender mais sobre a diferença entre esses fenômenos? Acompanhe na nossa matéria!