Oferecido por
A semana começou muito quente no Pará, Tocantins, Maranhão e o norte de Mato Grosso. Estes foram os estados mais quentes do Brasil nesta segunda-feira, 29 de agosto, com temperaturas entre 38°C e 40°C.
O aeroporto de Alta Floresta, no norte de Mato Grosso registrou 40°C e em Conceição do Araguaia, no sudeste do Pará, fez 39,5°C, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em Porto Nacional (TO), o Inmet registrou 39,3°C e em Carolina, no sul do Maranhão, o calor chegou aos 39,1°C.
Grande contraste térmico no Brasil
O finalzinho de agosto e os primeiros dias de setembro de 2022 serão marcados por grande contraste térmico no Brasil. O Sul e o Sudeste sentem os efeitos do ar frio de origem polar durante toda a semana, que vai manter as noites e o amanhecer bastante frios. O aquecimento é gradual até o fim da semana, mas será notado à tarde.
Este ar polar não interfere no centro-norte do Brasil que vai esquentar cada vez mais até o fim da semana. Temperaturas de 40°C, ou muito próximas deste valor poderão ser registradas em áreas do Centro-Oeste, no sul da Região Norte e no interior do Nordeste.
Calor e fumaça
Além do calorão, a população do Pará, Mato Grosso, Tocantins, Acre e Maranhão sentem o desconforto da fumaça das queimadas. No período de 48 horas considerando o domingo, 28, e a segunda-feira, 29 de agosto, estes foram os estados com maior quantidade focos de fogo.
Nestes dois dias, o monitoramento de queimadas feito pelo Instituto de Pesquisas Espaciais detectou 1093 focos de fogo no Pará, 719 em Mato Grosso, 380 no Tocantins, 314 no Acre
A imagem de Paraopebas (PA) mostra o horizonte enfumaçado ao por do sol.
Foto: Parauapebas (PA), por Amanda Campos