Oferecido por
Forte chuva e com acumulados chegando a ficar acima dos 400mm causaram danos e mortes na Itália, na última quinta-feira (15). Foi uma precipitação de pouco tempo, com duração de 7 horas, na região de Marche, em Cantiano, que também afetou áreas da província de Ancona.
Essa precipitação foi causada por sistemas convectivos, associadas ao calor, à alta umidade do ar, da região e do mar, e pela topografia, onde há áreas montanhosas na região e ao redor, além das instabilidades serem potencializadas por cavados meteorológicos nos níveis mais baixos da atmosfera (uma baixa pressão relativa e mais alongada), fortes correntes de vento em altitude, e a formação de um ciclone extratropical, que já avançou pela Itália, e recebeu o nome de tempestade Ana (ou Reili pelo instituto Alemão de Meteorologia).
Geralmente, no Hemisfério Norte, os ciclones extratropicais (áreas de baixa pressão atmosférica) associados com fortes frentes frias, que tem potencial para intensas rajadas de vento, e chuva volumosa com potencial para alagamentos e enchentes, além de grande quantidade de queda de neve, recebem nomes.
Vale reforçar também que ao longo do Verão, do Hemisfério Norte, na Itália foi seco e quente, e com a presença de um bloqueio atmosférico e o tempo mais aberto, associado à área de alta pressão atmosférica, ajudou a elevar as temperaturas no mar mediterrâneo, que está com temperaturas superficiais acima da média, entre 3°C a 5°C acima da sua Climatologia. Assim, com as águas mais quente do mar, maior a evaporação da água, assim, maior quantidade de vapor d'água na atmosfera, e quando há sistemas meteorológicos que causem chuva pela região próxima do oceano causam grandes volumes de chuva.
Anomalia da temperatura da superfície do mar. Fonte: NOAA(Administração Oceânica e Atmosférica Nacional)
Outros anos com chuva volumosa em setembro na Itália
Em setembros de outros anos também houve registros de fortes chuvas e acumulados bem elevados e inundações na Itália. Como em setembro de 2000, que em 3 dias acumulou mais de 630mm na Calábria, na região de Catanzaro, em setembro de 2017 quando em poucas horas caiu 260mm na região da Toscana; em setembro de 2015 em Génova, com mais de 200mm em 3 horas; Além de setembro de 2014, com 600mm em poucas horas em Gargano, e outros setembros de 2010, 2005, 2003, 1965 e 1959.
Ventos de mais de 100km/h e Tromba d'água que encosta na costa Italiana e se torna um tornado
No sábado, 17 de setembro, com a passagem de uma frente fria, houve relatos de rajadas de vento de mais de 100km/h, como em Silvi, na costa de Teramo e da Romagna. Houve quedas de árvores e destalhamentos, além de um navio de cruzeiro, com suas amarras no porto de Ravenna que se romperam, deixando a embarcação à deriva, com mais de 800 pessoas a bordo, mas a equipe da Guarda Costeira evitaram o pior.
Durante a tarde, deste dia 17 de setembro, também houve relatos de tornado na costa da Calábria, onde se desenvolveu no mar, como tromba d'água, e que chegou a atingir a costa norte da Calábria entre as áreas de Tortora Marina e Praia di Mare. Houve relatos de danos graves, mas felizmente ninguém ficou ferido.
Tromba d'água que avançou a costa da Itália em Tortora Marina e Praia di Mare e chegou a ser classificado como Tornado em 17 de setembro de 2022. Fonte: Inmeteo
Tendência para os próximos dias na Itália
No domingo (18) o tempo já fica firme em grande parte da Itália, por conta da entrada de área de alta pressão atmosférica na região, que inibe a formação de nuvens de chuva, e mais o afastamento da frente fria do país.
Já no início da semana que vem pode voltar a chover no litoral da Itália, mas mesmo forte e com acumulados altos, será de maneira isolada no sul do país, entre os dias 23 e 25 de setembro. Entretanto, as precipitações devem ser mais generalizadas pela Itália a partir do dia 27 de setembro, quando uma frente fria passa pelo país e há a formação de uma área de baixa pressão atmosférica na região.
Até o início de outubro deve chover entre 60 e 80mm na costa oeste e nordeste da Itália.
Acumulados de chuva previstos até o dia 03 de outubro de 2022. Fonte:Tropical Tidbits
Confira também: Chuva e rajadas de vento forte no Sul