Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Impacto da primavera nas ferrovias do país

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Impacto da primavera nas ferrovias do país

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    5 min de leitura

    Oferecido por

    A chegada da primavera em muitas regiões do país é marcada, muitas vezes, pelo fim da estação seca e início da estação chuvosa. No cenário de mudanças climáticas, tais variações de estação devem estar sempre no radar dos gestores mais engajados, pois a chegada da estação chuvosa é também, a chegada dos riscos e a oportunidade de adaptar-se a eventos que irão impactar as operações. 


    De acordo com o INMET, deve-se ficar atento ao fenômeno que causa:

     

    • Temperaturas mais elevadas em grande parte da Região Norte, interior da Região Nordeste e em alguns pontos da parte central do Brasil;
    • Aumento de chuvas no Sudeste, Centro-Oeste, Acre e Rondônia;
    • Chuvas fortes, rajadas de vento, raios e até mesmo granizo na Região Sul;
       

    Bem, as organizações devem ficar atentas não apenas a o que irá ocorrer em termos de troca de estação, mas sim como os eventos severos decorrente dessa troca podem impactar o seu negócio. Podemos ir além, visto que estamos em uma época de transição de estação, é possível que este ano a primavera traga mais prejuízos econômicos ao meu negócio? 


    Evidente, visto que a cada ano que passa estamos nos deparando com mais e mais fenômenos adversos e, a consequência de encarar essas mudanças de tempo sem estar preparado é de prejuízos econômicos. 


    Segundo a seguradora suíça Reswiss, só no primeiro semestre os prejuízos causados por eventos adversos de tempo já ultrapassam os 72 Bilhões de dólares, muitos destes prejuízos foram causados pela primavera e inverno Europeu, agora é a vez da américa do sul conviver com tais fenômenos. 


    Além da chegada da primavera, devemos ter em mente que estamos em mais um ano de La Niña, o que altera os padrões de chuvas em diversas regiões do país. Na região Sul do país, os dois eventos combinados devem possibilitar a rápida passagem das frentes frias, reduzindo as condições de eventos severos de chuvas. 


    Durante os próximos meses, as condições de tempo favorecem a formação de um corredor de umidade que corta o país de noroeste-sudeste, impactando diretamente no aumento das chuvas na região Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Tal caracterização favorece a formação de tempestades isoladas e a formação de nuvens conhecidas como cumulonimbus, que na maioria das vezes provocam fortes chuvas e grandes quantidades de descargas elétricas, aumentando ainda mais o risco de operações a céu aberto e impactando diretamente no tráfego das principais ferrovias do país, podendo provocar chuvas fortes e raios. 


    Diante disso, ter o entendimento de todas as condições favoráveis a acarretar em prejuízos as operações é uma das principais formas de se adaptar às mudanças climáticas e aos fenômenos de tempo severo provocados por estações de transição.

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias