Oferecido por
Foto: Getty Images
A presença de cavados meteorológicos, instabilidades em altos níveis da atmosfera e o deslocamento de uma nova frente fria pela costa gaúcha são responsáveis pelas tempestades que atingem a região Sul a partir desta segunda-feira.
Há previsão de chuvas fortes, acompanhada de trovoadas e ventania. São esperados volumes elevados por todo o Rio Grande do Sul, região central de Santa Catarina e no oeste e sudoeste do Paraná, além de temporais, eventual granizo não está descartado.
Temporais aumentam ao longo desta segunda-feira na região Sul. Foto: Getty Images.
A chuva vem desde cedo na região da Fronteira Gaúcha, e se espalha ao final da manhã e início da tarde nas áreas centrais e sul do io Grande do Sul, região de Chapecó-SC e Foz do Iguaçu-PR. Nas capitais sulistas, ate há condições de chuva, mas isoladas e passageiras, sem riscos de temporais. Rajadas de vento de 50 a 60 km/h são previstas para toda a costa leste do Rio Grande do Sul e litoral sul de Santa Catarina.
Na terça-feira (22), conforme a frente fria se desloca para o oceano, a chuva diminui na fronteira oeste e o ar seco já predomina na fronteira com Argentina e Uruguai. Nas demais áreas do estado gaúcho e sobre Santa Catarina e Paraná, ainda há condições de chuva e tempo mais fechado. Os temporais aumentam no leste dos estados, então a partir de terça-feira (22), há maiores condições de tempestades severas e chuvas fortes em Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba.
A temperatura declinará ao longo da semana em meados da semana, mas longe de fazer frio extremo.