Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Capital de São Paulo tem a terceira maior quantidade de raios

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Capital de São Paulo tem a terceira maior quantidade de raios

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    8 min de leitura

    Oferecido por

     

    Na última quarta-feira (30 de novembro de 2022) foram 1283 raios na cidade de São Paulo, sendo o terceiro dia com o maior registro de raios em 2022 na capital. Ficando atrás dos 1919 raios em 20 de janeiro de 2022 e das 1423 quantidades de raios em 07 de março de 2022, segundo dados do Earth Network.

     

    Além disso, no dia 30 de novembro a capital de São Paulo foi a cidade que mais registrou raios no estado de São Paulo, com o bairro de Parelheiros tendo o maior relato de incidências de raios (com 568). Outro município do estado de São Paulo com mais raios no dia 30 de novembro foi em São Lourenço da Serra, com 454 raios. Fonte: Earth Networks.

     

    fig1.

    Maiores quantidades de raios nos municípios de São Paulo e em bairros da cidade de São Paulo no dia 30 de novembro de 2022. Fonte: Earth Networks.

     tab.

    Maiores quantidades diárias de raios na cidade de São Paulo em 2022. Fonte: Earth Network.

     

    Além disso, a cidade de São Paulo também registrou a maior quantidade de descargas elétricas atmosférica, sobre o estado de São Paulo, no dia 30 de novembro, com 3203 ocorrências e logo em seguida Araçatuba, com 2644. Aliás, essas duas cidades também registraram neste dia queda de granizo.

     

    f3.

    Maiores quantidades de descargas elétricas atmosféricas no estado de São Paulo no dia 30/11/2022, segundo dados do Earth Network

     

    fi2.

    Maiores quantidades de raios no estado de São Paulo no dia 30/11/2022, segundo dados do Earth Network

     

     

    Entenda a diferença de raios e descargas elétricas atmosféricas

     

    Há uma grande diferença entre raios e descargas elétricas atmosféricas. Pois, as descargas atmosféricas são geradas pelas nuvens de tempestades e podem ou não se conectar ao solo. Já os raios, são somente as descargas que se conectam ao solo.

     

    Ou seja, o raio é na verdade uma descarga elétrica atmosférica que chega ao solo. O mais comum são as descargas elétricas atmosféricas que se formam em algumas nuvens que têm um grande desenvolvimento vertical e alcançam mais de 10 quilômetros entre sua base e o topo. Nesta situação, uma parte da nuvem tem temperaturas abaixo de zero, onde se formam o gelo. Estas nuvens são conhecidas como cumulonimbus e são muito comuns em dias quentes e úmidos. É a nuvem típica da primavera/verão no Brasil.

     

    No entanto, descargas elétricas atmosféricas podem ocorrer dentro de algumas nuvens especiais, mas também durante uma intensa atividade vulcânica, em tempestades de areia e até sem nuvens no céu!

     

    Além disso, em anos de La Niña costuma ter bastante raios e descargas elétricas atmosféricas, pois esse fenômeno ajuda a deixar a atmosfera mais fria e com uma maior formação de gelo nas nuvens, o que consequentemente contribuem para uma maior ocorrência dessas descargas elétricas.

     

    Aliás, o La Niña também está associado ao aumento da frequência de granizo pelo país. Ou seja, o La Niña é um resfriamento da água na faixa equatorial do Oceano Pacífico, que também esfria a atmosfera em todo o globo. Com uma atmosfera mais fria significa que as nuvens de tempestade acabam gerando mais gelo que o normal. E quando este gelo se desprende das nuvens, a atmosfera mais fria que o normal faz com que este gelo não derreta na queda.

     

    Confiram também: Saiba como se formam os raios.

     

    Tendência para os próximos dias no estado de São Paulo

     

    A chuva seguirá ao longo dos dias de dezembro, com risco para mais pancadas fortes de chuva à temporais, acompanhadas por raios e até queda de granizo, inclusive sobre a capital paulista. Aliás, a chuva ficará frequente e com acumulados acima da média em dezembro no estado de São Paulo, como ocorreu em novembro deste ano na capital paulista (que também foi o mais chuvoso em 7 anos). Porém, a precipitação poderá ter uma pausa no decorrer da segunda quinzena, com tempo seco e firme entre 4 a 7 dias seguidos, podendo se caracterizar como veranico. 

     

    Até o dia 05 de dezembro deve chover mais nas regiões do Vale do Paraíba, Grande São Paulo, pontos das regiões de campinas, nas regiões de Ourinhos, no Vale do Ribeira, e litoral norte,  com acumulados de 50 a 100mm na média, conforme indicado no mapa abaixo.

     

    download

    Acumulados de chuva previstos entre 01 e 05 de dezembro de 2022. Fonte:Climatempo.

     

    Previsão para a sexta-feira (02)

     

    A manhã de sexta-feira (02) será de pancadas de chuva forte já sobre pontos das regiões de Barretos, Franca, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e pontos de São Carlos, porém é a partir da tarde que termos novas pancadas de chuva, de maneira moderada a forte em todo o estado de São Paulo. Há risco para rajadas de vento de 50 a 70km/h, mas com alguns bairros tendo registro de rajadas de mais de 70km/h, além de raios e possibilidade para queda de granizo em todas as regiões do estado de São Paulo. Os temporais mais fortes ocorrem sobre as regiões de São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto e parte de São Carlos, assim como pode ocorrer em pontos de Campinas também. Com acumulados pontualmente elevados nessas áreas, como poderá ocorrer também sobre as regiões do Vale do Ribeira, na Grande São Paulo, no Vale do Paraíba, nas regiões de Campinas, Sorocaba, Jundiaí e Itapetininga, por exemplo.

     

    Durante o horário do jogo do Brasil na cidade de São Paulo

    A cidade de São Paulo terá sol e calor amanhã. Mas, é justamente para o período entre o meio e o fim da tarde que tem grande chance para que as pancadas de chuva aconteçam. Aqui em São Paulo não devemos ter os temporais tão generalizados e duradouros como aconteceu nos últimos dias. Mas, é chuva na forma de PANCADA. Então pode sim ter raio e fortes rajadas de vento, momentâneas e durante a chuva intensa, mesmo que isolado, que pode causar quedas de árvores. Não deve se estender por muito tempo a chuva, mas a chance é ALTA justamente na hora do jogo. A previsão é que os maiores acumulados sejam registrados nas zonas norte, leste e oeste e central da capital, com possibilidade sim de pontos de alagamentos.

     

    Durante o horário do jogo do Brasil na estado de São Paulo
     

    Durante o jogo, pelo estado de São Paulo, de uma maneira geral, tem risco para temporais também nas regiões de Sorocaba, Itapeba, Vale do Ribeira, no Vale do Paraíba, na região de Campinas, Região Metropolitana de São Paulo, nas regiões de Campinas, Bauru, pontos de São Carlos (onde as faixas sul e leste terão chuva mais forte), e na região de Ribeirão Preto.

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias