Oferecido por
Fonte: Getty Images
A passagem de uma frente fria junto a um intenso fluxo de umidade de oeste-sudoeste, também chamado de rios voadores provocaram chuvas fortes sobre Portugal e Açores neste início de semana.
Na estação Lisboa/Geof (Portugal) foram 123mm de chuva em 24 horas, sendo que a Climatologia de dezembro é de 107,6mm na cidade, ou seja, 14% acima da média do mês concentrado em apenas um dia.
A atual depressão tropical Efraín, que chegou a ser um poderoso e forte ciclone extratropical de latitudes médias do Oceano Atlântico também influenciou nos temporais que aconteceram por Portugal e Açores.
Chuva volumosa em Lisboa provoca alagamentos e inundações na cidade. Foto: Getty Images.
Tendência para os próximos dias
A quarta-feira (14) ainda tem chuva de moderada a forte intensidade em toda a costa do país, acompanhada de ventanias e queda das temperaturas. Na quinta-feira (15), a chuva não dá trégua, mas diminui na região do Algarve, Setúbal e da capital, no entanto, ao final da noite, tempestades ganham força na região de Coimbra, Viseu e Castelo Branco.
Na sexta-feira (16), previsão de chuvas fortes pela manhã nas áreas de fronteira com a Espanha, e é somente a partir do sábado (17) que a chuva realmente perde forças de vez.