Oferecido por
As instabilidades que se formaram entre a madrugada e manhã deste domingo de Natal, provocaram o deslizamento de uma encosta na região de Antônio Dias, no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais. Desde a semana passada o centro-norte mineiro sofre com excesso de chuva, reflexo da ZCAS que se formou no início da última semana.
O sistema se desfigurou nesta sexta-feira (23), mas as instabilidades associadas aos ventos constantes que sopram do mar contra a costa e a circulação dos ventos foram responsáveis por estas nuvens carregadas que provocaram um episódio de chuva intensa por duas horas sobre a região na madrugada deste domingo (25).
A Defesa Civil de Minas Gerais informou que 43 profissionais estão atuando no local desde o início deste domingo, entre policiais e bombeiros militares.
Confira abaixo o acumulado de chuva das últimas 24 horas no estado de Minas Gerais, segundo dados do CEMADEN:
Caratinga (MG): 68,0mm
Matia Cardoso (MG): 52,8 mm
Raul Soares (MG): 42,6mm
Cataguases (MG): 40,5 mm
Itapecerica (MG): 36,8 mm
Montes Claros (MG): 33,6 mm
Itabira (MG): 23,0 mm
Chuva continua nas próximas horas
Foto: Divulgação Corpo de Bombeiros Militar - MG
As instabilidades persistem até a noite deste domingo (25) sobre a região do Vale do Rio Doce, mas agora, com menos intensidade. A chuva, mesmo que de forma isolada, pode atrapalhar as buscas por novas vítimas na região. No decorrer desta semana, as instabilidades mais pesadas começam se afastar do centro-norte mineiro. O sol volta aparecer mais na região, mas ainda ocorrem pancadas de chuva forte, principalmente entre tarde e noite.
Com a formação desta nova ZCAS, a partir de quinta-feira (29), agora posicionada mais ao sul da sua posição média normal, as cidades do Triângulo, centro e sul de Minas passam a ficar em ALERTA para chuva persistente e frequente, pelo menos até o final de semana. O risco de transtornos no estado mineiro continua nestes últimos dias de 2022 e persistem até estes primeiros dias de janeiro de 2023.