Oferecido por
Áreas de instabilidade intensificadas pela organização do terceiro episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deste verão 2022/2023, atreladas à presença de uma frente fria no litoral do Sudeste, influenciam no aumento da chuva em Minas Gerais.
Nas últimas 72 horas (das 10h do dia 03 às 10h do dia 06), dados do Cemaden indicaram um acumulado de precipitação de 199mm na cidade de Três Corações (MG) e de 189mm no município de Carandaí (MG).
Nesta sexta-feira (06), há previsão de chuva em todo o estado mineiro. No centro norte do estado o sol aparece entre muitas nuvens, com períodos de chuva com até forte intensidade a qualquer hora do dia. No sul de Minas, o dia segue chuvoso e a frequência da chuva é ainda maior. São esperados acumulados consideráveis para estas áreas, incluindo a capital Belo Horizonte.
Foto: Luiz Fernando Nacif Njaim, Leopoldina (MG)
Possível ciclone subtropical e permanência da chuva
Entre esta noite de sexta e no sábado (07), um Ciclone subtropical pode se formar sobre o mar do Sudeste, fortalecendo o canal de umidade que atua sobre o Brasil e estimulando a chuva em Minas Gerais. Esse sistema irá atuar sobre o oceano, longe da costa, e apesar de provocar agitação marítima, não deve contribuir para a formação de ressaca na Região.
Foto: Luiz Fernando Nacif Njaim, Leopoldina (MG)
No sábado (07), as condições do tempo seguem semelhantes em Minas Gerais. A Região fica em ALERTA para temporais, com chuva forte acumulando volumes bastante expressivos. Há risco de raios e fortes rajadas de vento e não se descarta a possibilidade de inundações, alagamentos e deslizamentos de terra.
No domingo (08) e no decorrer da segunda-feira (09), a chuva persiste com forte intensidade no estado mineiro, principalmente no centro sul de Minas.