Oferecido por
Foto: Getty Images.
A estação mais quente do ano, o verão, começou no último dia 21 de dezembro, contudo em meados desta semana, o estado de São Paulo começou a apresentar um céu mais nublado e temperaturas amenas para a época do ano.
Para se ter uma ideia, na última quinta-feira (05/01), a temperatura máxima na cidade de São Paulo foi de apenas 18,5°C, o que equivale a um valor bem próximo da média da temperatura mínima na capital paulista, que é de 19,4°C, de acordo com as medições do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), na estação do Mirante de Santana, zona norte.
Já a temperatura mínima foi de 16,6°C, se fizermos uma conta simples de subtração, concluímos que a amplitude térmica entre a mínima e a máxima foi de apenas 1,9°C. Vale ressaltar ainda, que a média da temperatura máxima Climatológica para o mês de janeiro é de 28,6°C, com isso verificamos que a máxima da quinta-feira (05) ficou 10,1°C abaixo do esperado.
iStock
Quando o calor retorna ao estado paulista?
A tendência para os próximos dias, é que as temperaturas continuem apresentando valores não costumeiros para um mês de janeiro.
A princípio, o calor deve dar o ar da graça, com um pouco mais de intensidade, na segunda quinzena do mês, porém ainda não de forma prolongada.
Em fevereiro, há um indicativo maior para que as temperaturas mais elevadas, persistam por mais tempo e assim tenhamos um calor que seja mais duradouro ao longo do mês. Caso a previsão se confirme, quem está se programando para viajar no feriadão de carnaval e os foliões, é claro, agradecerão. Por enquanto, deixemos à mão, além do guarda-chuva, uma roupa e um cobertor mais quentinho.