Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Risco de granizo até o final da semana pela metade sul do Brasil

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Risco de granizo até o final da semana pela metade sul do Brasil

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    4 min de leitura

    Oferecido por

     

    A formação de granizo ocorre quando há tempestades, que são nuvens bem carregadas, com grande extensão vertical e frias, e são nuvens do tipo cumulonimbus, e algumas mais desenvolvidas acabam sendo classificadas com supercélulas. Essas tempestades possuem ventos fortes e são perigosas.

     

    Na última terça-feira (11) municípios de Mato Grosso do Sul, do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina relataram queda de granizo, como em Itaquiraí(MS), Salto Veloso(SC), Arroio Trinta(SC), Macieira(SC), com danos em lavouras da região de milho do meio oeste catarinense, assim como teve queda de granizo também em São Francisco de Paula(RS), Sobradinho(RS) e nas regiões do Vale do Taquari e interior da região de Venâncio Aires(RS), com relatos de danos em lavouras de tabaco em Linha Cachoeira, Linha Cipó e Linha Leonor.

     

     WhatsApp Image 2023-01-11 at 11.26.57.

    Granizo no dia 10/01/2023 em Itaquiraí, no Mato Grosso do Sul. Fonte: Elenice/TV Morena.

     

     WhatsApp Image 2023-01-11 at 11.26.59.

    Granizo no dia 10/01/2023 em Itaquiraí, no Mato Grosso do Sul. Fonte: Elenice/TV Morena.

     

     Tendência é de mais granizo até sexta pelo Brasil

     

    Entre esta quarta-feira(11) e sexta-feira (13) o risco para granizo continua para o Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, como também deverá ocorrer entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio De Janeiro, além do sul do Mato Grosso, de Goiás e do Espírito Santo.

     

     

    Brasil-Granizo

     Risco para granizo entre os dias 11 e 13 de janeiro de 2023. Fonte:Climatempo.

     

    Nestes dias temos um corredor de umidade que umidade que vem da Amazônia, do calor nessas áreas e da circulação dos ventos em altitude, além da passagem de uma frente fria (neste último caso mais em parte do sul do país), e da atuação de uma baixa pressão atmosférica entre o oeste do Mato Grosso do Sul, sobre o Paraguai e o oeste da Região Sul, e mais cavados meteorológicos nos níveis médios da atmosfera entre o Sul, Sudeste e Centro-Oeste (que é uma baixa pressão relativa e mais alongada).

     

    O risco maior para granizo é sobre áreas do Mato Grosso do Sul, aliás, além de ocorrer em mais áreas desta quarta (10) também se concentra nestes próximos dois dias, assim como está previsto entre os estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.no Rio Grande do Sul, tem uma maior probabilidade para queda de granizo na quinta e na sexta-feira (13).

     

    Santa Catarina terá risco de granizo até desta semana, mas o potencial aumenta, principalmente na serra do estado, na próxima sexta. 

     

    Vale ressaltar também a atenção para queda de granizo também sobre o sul do Mato Grosso, sul de Goiás e no interior de São Paulo e no norte e oeste do Paraná.

     

     Veja também: Como o granizo se forma?

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias