Oferecido por
O ar seco predomina sobre o Sul do Brasil e contribui para a diminuição da nebulosidade e das condições de chuva. O calor é muito intenso, com temperaturas se aproximando dos 40ºC.
Na última terça-feira (24), o Rio Grande do Sul foi considerado o estado mais quente do país. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o município de Uruguaiana (RS) alcançou os 40,7ºC, seguido por Quaraí (RS) com 40,3ºC e São Borja (RS) com 39,7ºC. Porto Alegre também foi a capital mais quente, com 34ºC.
Quase todo o Rio Grande do Sul terá uma quarta-feira (25) quente e com bastante sol, sem previsão de chuva. No oeste e na Serra Gaúcha, há possibilidade de pancadas de chuva com raios no decorrer da tarde. Esta massa de ar quente ainda mantém as temperaturas acima do normal no estado e ainda há chances de algumas áreas atingirem os 40°C. Novamente, hoje (25) é esperado que a cidade de Porto Alegre seja a capital mais quente do país, com sua temperatura máxima chegando aos 35ºC.
Entre a quinta-feira (26) e a sexta-feira (27), a previsão segue com sol e calorão na maior parte do estado e com pancadas de chuva a partir da tarde. Há grandes chances das temperaturas máximas atingirem seus recordes, especialmente na capital gaúcha. Em Porto Alegre, a maior temperatura máxima do ano de 2023 foi registrada no dia 12 de janeiro, alcançando os 36,7ºC.