Oferecido por
As ferrovias no Brasil desempenham um papel importante no transporte de cargas e passageiros no país. Esse modal é usado principalmente para transportar minérios, grãos e outros produtos agrícolas.
No entanto, a capacidade das ferrovias no Brasil para atender às necessidades do país tem sido questionada devido a problemas como a falta de investimento em infraestrutura, a falta de manutenção e a concorrência desleal com outros modais de transporte.
O Clima pode ter um impacto significativo na segurança e na capacidade das ferrovias de suportar o tráfego. Mudanças climáticas, como aumento da temperatura e aumento da frequência de eventos climáticos extremos, podem afetar as ferrovias de várias maneiras, incluindo:
- Deslizamentos de terra e desmoronamentos, especialmente em áreas de encosta e de solo instável;
- Inundações e enchentes, o que pode danificar as estruturas das ferrovias e interromper o tráfego;
Incêndios florestais, que pode prejudicar as ferrovias e obstruir a visibilidade; - Aumento da frequência e intensidade de tempestades, com danos às estruturas e interrupção do tráfego;
- O aumento da temperatura pode afetar a qualidade dos materiais usados nas ferrovias, tornando-os mais vulneráveis ao desgaste.
A previsão do tempo faz parte do nosso cotidiano. Afinal, saber como estará o clima influencia no planejamento diário e a longo prazo no caso de viagens. No entanto, a meteorologia vai muito além disso e impacta, também, na gestão de atividades essenciais como o setor de transportes.
Pensando nesse cenário, a Climatempo aparece como uma forte empresa em inovações voltadas para a área da meteorologia, com ferramentas completas para análises climáticas e previsões do tempo, por exemplo. Entre algumas dessas soluções, temos o SMAC, AgroClima, Advisor, DataClima, Ocean Report, Relclima e Weather Index.
Se tratando do setor ferroviário, o SMAC pode auxiliar muito as operações com o monitoramento e envio de alertas 24 horas por dia para condições de queda de raios, chuva forte ou vendaval. Possuindo a maior rede de estações meteorológicas da América Latina, o sistema ainda conta com tabelas de riscos climáticos e histórico de dados de chuvas e raios, além de outras diversas funções.
O Advisor, um API de previsão do tempo, integra dados meteorológicos de alta qualidade e precisão, também com histórico de informações meteorológicas. Já o DataClima é um banco de dados meteorológico completo, com medições de estações meteorológicas e plataforma de dados por todo o Brasil.
Por fim, há ainda o Relclima, que além do relatório de previsão de clima com informações precisas e antecedência de até 12 meses, possui atualizações mensais trazendo informações sobre: Temperatura do solo, tendências climáticas, histórico de dados, água disponível no solo, previsão climática, previsão do tempo, clima médio, riscos de tempo severo, clima passado e desconforto térmico.