Oferecido por
A circulação dos ventos em diversos níveis da atmosfera contribui para o aumento de nuvens carregadas por grande parte do centro-sul do Brasil. No Norte do país, o ar quente e úmido e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), provocam bastante chuva desde o Ceará até o Amazonas.
Foto: Getty Images
Confira a previsão para os próximos dias no Brasil
Região Sul
Início da semana com chuva mais forte, principalmente no leste de Santa Catarina e no Paraná. No norte paranaense também há condições para pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Os acumulados poderão ser elevados nestas áreas, mas até meados da semana (13 a 17), as pancadas voltam a acontecer de forma mais irregular. No norte do Rio Grande do Sul, pancadas de chuva acompanhadas de raios ocorrem no decorrer da tarde de segunda (13), mas no centro-sul gaúcho, o sol e o calor são o destaque. O interior gaúcho deverá presenciar uma nova onda de calor se estendendo pelos próximos dias. Áreas da Fronteira Oeste e Campanha sofrerão bastante com as temperaturas elevadas, mesmo com a chuva que já retorna a partir de terça (14).
Região Sudeste
No Sudeste do Brasil a chuva dá uma amenizada em relação aos dias anteriores, mas ainda assim poderão ocorrer pancadas de chuva localmente fortes, especialmente em São Paulo, no centro-sul e no interior do Rio De Janeiro e no sul de Minas Gerais e Triângulo Mineiro até a sexta-feira (17). No Espírito Santo a chuva deverá ser mais isolada e com até moderada intensidade.
Região Centro-Oeste
Pancadas fortes de chuva podendo vir em forma de temporais pelo Centro-Oeste do país. O alerta segue ativo para temporais durante esta semana (13 a 17) e os maiores acumulados de precipitação são previstos para o centro norte de Goiás, o sul do Mato Grosso do Sul e o oeste e norte do Mato Grosso, podendo causar transtornos devido ao excesso de chuva em algumas áreas.
Região Nordeste
Condições de tempo severo e alerta em grande parte do Nordeste no decorrer desta semana No Rio Grande do Norte até o Sergipe, pancadas de chuva isoladas são esperadas, e em Salvador (BA), já chove desde a madrugada de segunda-feira (13) com tendência de aumento no decorrer do dia. No Ceará até o Maranhão, a situação é de alerta para temporais e acumulados de chuva significativos com perigo para transtornos.
As instabilidades deverão se intensificar ainda mais a partir de terça-feira (14) e os temporais irão atingir todos os estados, ganhando força pelo sertão e pelo interior nordestino, exceto pelo centro-sul da Bahia. O potencial para deslizamentos de terra, inundações e alagamentos se estenderão inclusive entre o Rio Grande do Norte, a Paraíba e Pernambuco. A população deve ficar atenta e seguir as informações das autoridades locais e da Defesa Civil.
Região Norte
Em Tocantins e no Pará, a chuva forte e volumosa também poderá causar transtornos ao longo desta semana e há risco para transbordamento de córregos e rios e enchentes na região. Já no Amazonas, Acre e em Rondônia, a chuva tende a se concentrar mais no decorrer da tarde a partir de terça-feira (14) e os volumes diminuem se comparados com os últimos dias. No extremo norte do Amazonas e em Roraima, não há previsão de chuva até a sexta-feira (17).