Oferecido por
O outono ainda começa com cara do verão no Sul do Brasil. O calorão continua nesta semana em toda a região Sul e as pancadas de chuva irregulares associadas a passagem de uma frente fria e de cavados meteorológicos entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A estação começa nesta segunda-feira (20) e se estende até 21 de junho. Mudanças importantes no Clima dos três estados são observados, principalmente em relação a diminuição do calor, aumento das amplitudes térmicas e tardes ainda quentes, no começo da estação, mas frias, ao final da mesma, já que as massas de ar frio começam a chegar à região.
Apesar de as temperaturas diminuírem durante o outono, períodos mais quentes ainda são comuns, com as temperaturas passando dos 30°C, principalmente entre o final de março e durante abril. Já com relação às chuvas, que no verão são causadas pelo calor e umidade, passam a ocorrer cada vez mais por conta da passagem de frentes frias.
Neste outono, apesar do fim da La Niña, são esperados acumulados que, no geral, devem ficar abaixo da média no Rio Grande do Sul, dentro da média em Santa Catarina e no sudoeste do Paraná (região de Foz do Iguaçu) e ligeiramente acima da média no leste, norte e centro do Paraná.
Danos causados pela agitação marítima e ressaca nas regiões costeiras passam a ser mais frequentes e requerem maior atenção, a formação de névoa e neblina também é mais comum. No entanto, é normal que o número de inundações, enxurradas, alagamentos, deslizamentos e tempestades com granizo diminuam em comparação ao verão, já os vendavais passam a ser mais frequentes.
Temperaturas ligeiramente acima da média, mas com episódios de frio
Todos os meses tendem a ser um pouco mais quentes do que o normal no Sul, porém tendo sempre em mente que a sazonalidade mantém as temperaturas amenas mesmo com viés positivo.
São esperadas grandes variações térmicas, com entradas de algumas massas de ar frio de até forte intensidade (principalmente a partir de maio), mas sempre alternando com temperaturas um pouco mais altas.