Oferecido por
A partir desta segunda-feira, 8 de maio, a aproximação de uma frente fria vinda do Sul do país vai deixar o tempo instável sobre o extremo sul do estado de São Paulo. O sol ainda vai aparecer pela manhã, mas à tarde e à noite, há condição de chuva isolada e de baixo volume acumulado. Nas demais áreas do estado paulista, o tempo firme continua prevalecendo, inclusive na capital.
Foto: São Paulo (SP), por Taís Teixeira
Na terça-feira (9), a frente fria avança pelo litoral paulista e vai fazer com que as nuvens carregadas se espalhem sobre o território paulista. No sul do estado a condição é de chuva a qualquer momento do dia. Na cidade de São Paulo, na região de Campinas e em cidades do interior no centro e oeste do estado, o sol aparece pela manhã com muitas nuvens e chove à tarde e à noite.
Na quarta-feira, a chuva fica intensa principalmente na faixa do litoral. O céu nublado intercala com os temporais volumosos. Pode chover forte também na capital paulista. Já nas demais áreas pelo interior do estado, a chuva aparece de maneira irregular no período da tarde.
Na quinta-feira (11), a circulação de ventos, vai fazer com que as pancadas permaneçam persistentes sobre o litoral. Na cidade de São Paulo o céu vai ficar nublado com possibilidade de garoa. E no interior, a previsão é de tempo firme com variação na nebulosidade.
Volumes de chuva previstos
Até o dia 11 de maio, os maiores acumulados de chuva devem ficar concentrados na faixa do litoral, Vale do Paraíba, áreas do sul do estado e na capital, passando dos 15mm. No oeste e norte de SP, não há acumulados significativos (figura 1)
Figura 1: Acumulado de chuva entre 07/05 - 11/05 em SP
Queda da temperatura
Outro destaque são as temperaturas que devem ficar um ficar amenas nesta semana, principalmente onde a chuva chega com mais intensidade, isto é, no centro-sul de São Paulo. A média de temperaturas máximas nesta semana gira entre 24ºC e 27ºC nessas regiões (figura 2).
Figura 2: Média de temperaturas máximas entre 07/05 e 11/05 em SP