Oferecido por
O tempo virou no Centro-Sul do Brasil. O ar seco dos últimos dias perdeu intensidade quando uma frente fria e circulação de ventos associadas à uma baixa pressão mudaram as condições de tempo. O vento foi intenso ainda nesta segunda-feira, (29), especialmente no Rio De Janeiro, devido à passagem da frente fria.
Em Arraial do Cabo-RJ, a máxima rajada de vento chegou aos 95,4 km/h e na capital fluminense, 64,1 km/h (na estação de Marambaia), ambos do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), na madrugada desta segunda-feira (29).
Rajadas de vento registradasdesta segunda-feira, 29 de maio:
Arraial Do Cabo- RJ: 95,4 km/h (INMET)
Rio de Janeiro – Marambaia – RJ: 64,1 km/h (INMET)
Florianópolis - SC: 62,3 km/h (CIRAM)
Povoado do Rio Verde – BA: 61,2 km/h (INEMA)
Pico do Couto – RJ: 60,8 km/h (INMET)
Rio de Janeiro – Forte Copacabana – RJ: 60,5 km/h (INMET)
Resende – RJ: 51,1 km/h (INMET)
São Pedro da Aldeia – RJ: 50 km/h (REDEMET)
Bauru – SP: 48,2 km/h (REDEMET)
Angra dos Reis – RJ: 47,5 km/h (INMET)
Angra dos Reis – RJ: 44,3 km/h (REDEMET)
Caxias – MA: 43,2 km/h (INMET)
Campus IF Baiano – BA: 42,8 km/h (INEMA)
Passa Quatro – MG: 41,8 km/h (INMET)
Medicilândia - PA: 41,4 km/h (INMET)
Ourinhos – SP: 40,4 km/h (INMET)
Santo Antônio da Platina – PR: 40,3 km/h (SIMEPAR)
Atenção, a ventania continua nesta terça-feira (30):
Nesta terça-feira, um cavado meteorológico em médios níveis da atmosfera desloca-se para o Brasil com seu eixo sobre o Centro-Oeste, especialmente entre os estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Esse sistema vai intensificar os temporais e ventania entre Sudeste, Sul e Centro-Oeste, como o interior de São Paulo, norte e noroeste do Paraná e coloca Mato Grosso do Sul em PERIGO para chuva volumosa e persistente, acompanhada de fortes rajadas de vento de até 70 km/h, volumes altos e granizo pontual, especialmente pelo centro-sul do estado.
Previsão de rajadas de vento de 40 a 50 km/h também em áreas do Nordeste brasileiro, como no Ceará, sertão nordestino, interior da Bahia, litoral sul da Bahia e litoral desde o Sergipe até a costa leste do Rio Grande do Norte. Algumas rajadas de mesma intensidade também são previstas no litoral norte do Rio Grande do Sul.