Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Dia Mundial dos Oceanos é celebrado em 8 de junho

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

Em 8 de junho é celebrado o Dia Mundial dos Oceanos. A data faz parte do calendário oficial das Organizações das Nações do Unidas (ONU), que proclamou o período de 2021 a 2030 como a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável.

 

8 de junho - Dia Mundial dos Oceanos (Foto: Getty Imagens)

 

 

Durante esta década,  a ONU estimula uma intensa colaboração científica internacional para o estudo e recuperação do oceano,  da exploração sustentável, com base na integração entre a ciência e a política. 

 

Quando os meteorologistas fazem previsões do tempo e do Clima, analisam como está a temperatura dos oceanos, pois este é um importante fator para guiar as frentes frias ou para estimular o aumento da chuva quando o oceano está quente.

 

No Dia Mundial dos Oceanos de 2023, o oceano Pacífico Equatorial entrou no modo El Niño e isto vai alterar a chuva e a temperatura nos próximos meses em muitas regiões do planeta. El Niño significa que o oceano Pacífico Equatorial, entre a América do Sul e a Indonésia está mais quente do que o normal.

 

A cada ano, a ONU escolhe um tema para reflexão global sobre o oceano. Em 2023, o terma é : “Planeta Oceano: as marés estão mudando”.

 

Na mensagem para a data, o secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres,  destaca o histórico Tratado do Alto Mar, adotado em março deste ano para proteger 30% dos oceanos e garantir a conservação da biodiversidade marinha em áreas fora da jurisdição nacional.

 

 

 

Acordo global


António Guterres ressalta os avanços nas negociações internacionais para um acordo global e juridicamente vinculante para acabar com a poluição plástica, que pode entrar em vigor em 2024. 

 

No entanto, ele alerta que a biodiversidade marinha continua sofrendo os impactos da exploração predatória e da acidificação dos oceanos, ressaltando que um terço dos estoques de peixes são atualmente capturados em níveis insustentáveis. 

 

Guterres também lembra que na Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos em Lisboa, em Portugal, no ano passado, o mundo concordou em trabalhar por uma ação oceânica mais positiva.

 

Compromisso coletivo


Para o chefe da ONU, a concretização destas iniciativas exige um compromisso coletivo. Ele lembra que o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14, de conservar e usar de forma sustentável os recursos dos oceanos, está em jogo.

Neste Dia Mundial dos Oceanos, António Guterres pede mais ação para a proteção.

 

Todos os anos, de 19 a 23 milhões de toneladas de plásticos são despejadas em ecossistemas aquáticos, afetando mais de 800 espécies, incluindo a humana.

 

Quase dois terços das 430 milhões de toneladas de plástico produzidas anualmente são itens de curta duração, ou de uso único. 

 

 

Importância dos oceanos


A ONU lembra que o oceano cobre mais de 70% do planeta e produz pelo menos 50% do oxigênio do planeta. Além de abrigar a maior parte da biodiversidade da Terra, é a principal fonte de proteína para mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo.

 

Segundo os dados, o oceano é ainda fundamental para economia, com cerca de 40 milhões de pessoas empregadas por indústrias baseadas no oceano até 2030.

 

Com 90% das populações de peixes grandes esgotadas e 50% dos Recifes de coral destruídos, a exploração atual está tirando mais do oceano do que pode ser reposto.

 

Fonte: ONU News e redação Climatempo

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias