Oferecido por
Uma frente fria sobre o litoral do Rio Grande do Sul estimula a formação de nuvens de chuva e aumenta a umidade sobre parte da Região Sul já nesta quarta-feira, 28 de junho. Semana que vai terminando, também, com destaque novamente para uma queda mais acentuada nas temperaturas.
Embora o sol forte e o tempo seco ainda tenham predominado no Sul do Brasil nesta última terça-feira (27) e as temperaturas também tenham ficado bastante acima da média normal nos três estados sulistas, a frente fria já começou a aumentar a nebulosidade no Rio Grande do Sul, trazendo chuva para o sul gaúcho e para as áreas de fronteira com o Uruguai.
Mínimas à noite
Nesta quarta-feira (28), a temperatura volta a diminuir no estado gaúcho e há previsão de chuva por todas as áreas devido à presença de um cavado meteorológico, além da frente fria. Na capital, Porto Alegre, chuva que retorna durante à tarde. As temperaturas começam a diminuir, sendo a menor temperatura do dia registrada à noite, em cidades como Tramandaí, Santa Maria, Uruguaiana, Bagé e na própria capital.
A precipitação será forte, sendo concentrada na primeira metade do dia no centro sul do estado, e na segunda metade do dia pelo nordeste, noroeste e norte gaúcho. Na parte central do estado e também na região das Missões, chove entre o período da manhã e da noite, também com forte intensidade.
Há risco de rajadas de vento de mais de 60km/h por todas as áreas e os maiores acumulados de chuva seguem sobre o sul, centro sul e litoral sul gaúcho.
Em Santa Catarina também volta a chover à noite, mas de forma mais localizada, especificamente na metade sul do estado.
Amanhecer frio e com geada
Este sistema avança de forma rápida e a chuva perde intensidade já nesta quinta-feira (29), sobre o estado do Rio Grande do Sul. Pela manhã, pode garoar no nordeste do estado e na Região Serrana, mas nada significativo. O frio, volta ganhar destaque devido ao avanço de uma massa de ar frio e seco que vem na retaguarda desta frente fria. As temperaturas ficarão baixas e há previsão de geada nas primeiras horas do dia nas regiões dos Pampas, Campanha e sul do estado.
Foto: Getty Images
Umidade aumenta no PR e em SC
Com o avanço do sistema em direção à costa do Sudeste, umidade que também aumenta em parte do norte e litoral de Santa Catarina e no leste do Paraná, mas a previsão é de pouca chuva e mais nebulosidade.
Na sexta-feira (30), último dia do mês de junho, nuvens de chuva se espalham um pouco mais sobre o interior de Santa Catarina, áreas do nordeste e norte do Rio Grande do Sul, mas não há risco de grandes temporais. No Paraná, as condições de chuva diminuem, mas a semana termina com temperaturas mais baixas e bastante variação de nebulosidade.