Oferecido por
É importante destacar a formação do ciclone extratropical na costa do Espírito Santo e norte do Rio De Janeiro, causando além de chuva muita ventania.
Muita umidade chega em direção à costa do Norte, Nordeste, São Paulo e Paraná, auxiliando na formação de nuvens de chuva. Também haverá uma baixa pressão relativa alongada (cavado meteorológico), aumentando a umidade desde o nordeste da Bahia até o Ceará.
Além disso, o uma massa de ar frio estará presente do Rio Grande do Sul ao sul do Espírito Santo. E com isso, há risco de geada nas primeiras horas do dia na Serra Catarinense.
No Sudeste: É necessário atenção para rajadas de vento fortes, em torno de 60km/h, ao longo do domingo no Rio de Janeiro, e no final do dia no sul do Espírito Santo. Choverá em todo o litoral de São Paulo e parte do Rio de Janeiro. A precipitação pode ser mais forte no Rio entre a noite de domingo e a madrugada de segunda.
Também haverá chuva no litoral do Paraná, mas as instabilidades mais fortes ocorrerão no norte e nordeste do país, com volumes de água mais elevados de Roraima ao noroeste do Maranhão, e em pontos da costa leste do nordeste (inclusive no leste de Pernambuco), com risco de alagamentos.
Mais uma vez, o tempo estará firme e seco na maior parte do país, com as menores umidades do ar sendo registradas do interior do Nordeste ao Centro-Oeste, com valores entre 12% e 30%.
Na segunda-feira, destaca-se o aumento da chuva e do vento no Espírito Santo, sul e parte do litoral da Bahia, devido ao ciclone extratropical e sua frente fria.
Previsão do tempo para o Brasil para 02/07/2023 - domingo
No Sul: Ainda chove no litoral paranaense e no litoral norte catarinense, devido à infiltração marítima, enquanto o tempo é firme nas demais áreas. Há previsão de nevoeiro nos três estados e geada na serra de Santa Catarina no início do dia. Com nebulosidade em mais áreas do leste da Região, mas sem chuva. Por fim, as temperaturas ficam baixas do centro ao leste da Região Sul.
No Sudeste: Chuva desde o litoral sul de São Paulo até o norte do Rio de Janeiro. Onde os acumulados de chuva podem ser um pouco altos, com possibilidade de alagamentos no estado fluminense, onde também terá vento forte e constante, de 60km/h ao longo do domingo. Além de ventar bastante no sul do Espírito Santo no final do dia. Enquanto isso, o tempo é firme e seco nas demais regiões, com baixos índices de umidade no interior paulista e mineiro. Por fim, o dia começa com nevoeiro no estado de São Paulo e no sul de Minas Gerais.
Na cidade de São Paulo o domingo é de nebulosidade, devido à umidade que vem do mar, mas ainda sem chuva. Faz 22°C à tarde. Já na madrugada e manhã de segunda-feira garoa, e faz 19°C à tarde e 12°C de noite. Entre terça e quinta não chove mais, e faz 10°C na madrugada de terça-feira.
Domingo com tempo firme, seco e com temperaturas elevadas em todo o Centro-Oeste. Destaque para as menores umidades do ar serão registradas, durante a tarde, no norte e noroeste do Mato Grosso do Sul, no oeste e sudoeste de Goiás e no sul ao leste do Mato Grosso, e também na região do Pantanal, com valores abaixo dos 20%.
Chove forte na costa leste do Nordeste e no noroeste do Maranhão neste domingo, com destaque para Salvador, o litoral da Paraíba e de Pernambuco, onde os acumulados serão mais altos, assim como no norte maranhense, com potencial para alagamentos em todas essas localidades. Nas demais áreas do norte e da costa norte da Região nordestina, chuva mais pontual e isolada, intercalando momentos de melhoria. Já no interior da Região, tempo firme e seco, com temperaturas elevadas e umidade abaixo dos 30% à tarde.
Região Norte: Dia chuvoso e com temporais em Roraima e no noroeste do Amazonas, com acumulados altos de chuva e potencial para alagamentos e deslizamentos de terra, que também ocorrem sobre o norte do Pará e sobre o Amapá. Há raios e ventos nessas áreas. Por outro lado, o tempo segue firme do Acre ao Tocantins, com umidade baixa, com menos de 30% à tarde no Tocantins e sudeste do Pará.
Alertas meteorológicos para 02/07/2023 - domingo
Atenção para o risco de chuva moderada a forte e temporais, com raios e ventos nas capitais Boa Vista, Belém, Macapá, João, Recife, Maceió, Salvador.
Alerta para temporais em Roraima, no nordeste do Amazonas, no noroeste do Pará, no leste de Pernambuco e da Paraíba.
Atenção para chuva moderada a forte e com risco de raios no noroeste e norte do Amazonas, no norte do Pará, no Amapá, no noroeste do Maranhão, no centro leste da Paraíba, de Pernambuco e de Alagoas, e no nordeste da Bahia.
Previsão de volumes bem elevados de chuva, com risco para alagamentos, em Roraima, no norte do Amazonas e do Pará, no norte do Maranhão, no Amapá, na costa leste do Nordeste, em especial no leste de Pernambuco e da Paraíba. No Rio de Janeiro há risco para alagamentos também neste domingo.
Alerta para o ar muito seco com níveis de umidade entre 11% e 19% no sul, sudeste e leste do Mato Grosso, no norte e noroeste do Mato Grosso do Sul, no sudoeste e oeste de Goiás e no extremo sudoeste do Tocantins.
Atenção para o ar seco com níveis de umidade entre 20% e 30% no norte e nordeste do estado de São Paulo, no centro oeste, noroeste de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro, no centro leste e sudeste de Goiás, no Distrito Federal, no centro leste do Mato Grosso do Sul, centro oeste da Bahia, no sul do Piauí, no sul do Maranhão, na maior parte do Tocantins, no sudeste do Pará, no centro nordeste do Mato Grosso.
Onde chove forte e há temporais, a rajada de vento pode chegar a ficar entre 60 a 70km/h, na média, podendo superar esse valor, durante a instabilidade mais forte. Mas, também há ventos constantes e moderados, que alcançam os 50km/h do norte da Bahia até o litoral do Ceará, passando pelo centro oeste do Rio Grande do Norte, da Paraíba e de Pernambuco e no centro leste do Piauí, ajudando na geração de energia eólica nessas áreas.
Vento forte, que chega aos 60km/h ao longo do domingo, no estado do Rio de Janeiro .
Nevoeiro do Rio Grande do Sul à São Paulo e no sul de Minas Gerais no início do domingo.
Geada na serra catarinense.