Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

El Niño: um olhar no passado e suas ramificações nos negócios

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

Nesta semana, continuamos nossa exploração sobre o fenômeno El Niño e seus impactos, agora com um viés nos impactos do fenômeno nos últimos anos.  Nossos três segmentos de mercado, Agronegócio, Energia e Infraestrutura, desempenham um papel crucial na economia brasileira, e cada um é afetado de maneira distinta pelo El Niño. Nesta edição, resumiremos os impactos do El Niño nessas áreas e destacaremos como o histórico desse fenômeno influencia nossas atividades empresariais na Região Centro-Oeste.


El Niño e o agronegócio: uma dança de desafios e oportunidades

O El Niño afeta a agricultura brasileira de diferentes maneiras. No último grande El Niño, em 2015/2016, chuvas excessivas prejudicaram a produção de soja no Sul, enquanto o o MATOPIBA enfrentou desafios devido à falta de chuvas. Tanto o Sudeste quanto o Centro-Oeste experimentam os efeitos do El Niño de maneira equilibrada. A chave para enfrentar esses desafios está na previsão e adaptação, incluindo políticas de seguro agrícola e planos de adaptação regional.


El Niño e a energia: um desafio para o setor elétrico brasileiro

O El Niño de 2015/2016 teve impactos significativos no setor elétrico brasileiro, com Clima mais quente e seco no Norte e Nordeste, piorando a seca e afetando a geração de energia. O Sudeste e Centro-Oeste enfrentaram problemas nas represas das usinas hidrelétricas, o que diminuiu a geração de energia e contribuiu para uma crise energética. Foram necessárias medidas como o uso de fontes alternativas e importação de eletricidade.

 

Avaliando impactos do El Niño: uma análise abrangente nos negócios e na infraestrutura

O El Niño afeta não apenas a natureza, mas também setores de infraestrutura, como saneamento, construção, mineração, rodovias, ferrovias e portos. Deslizamentos, inundações e secas prolongadas prejudicam sistemas de saneamento, danificam estruturas e interrompem o transporte, logística e operações portuárias, afetando a mineração e a produção de recursos. A compreensão do passado é crucial para enfrentar os desafios do futuro em um cenário de mudanças climáticas crescentes.


À medida que continuamos a enfrentar um cenário de mudanças climáticas crescentes, a compreensão do passado se torna essencial para superar os desafios do futuro.


Agradecemos por acompanharem a Central El Niño e esperamos que estas informações sejam valiosas para sua compreensão dos impactos do El Niño nos negócios e na Região Centro-Oeste do Brasil.

 

Agradecemos por sua confiança em nossa expertise e convidamos vocês a explorar mais profundamente os impactos do El Niño nas edições da nossa Newsletter.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias