Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Como as erupções vulcânicas afetam a atmosfera

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

A erupção de vulcões, dependendo de sua intensidade e da localização, pode causar grandes danos nas cidades próximas a eles, algumas vezes exigindo evacuação total ou parcial do local.

 

 

Erupção do vulcão Etna (Itália) em outubro de 2014. (Foto: GettyImages)

 

Uma erupção vulcânica, mesmo que não seja muito intensa, ou não destrua uma cidade, joga uma extensa nuvem de detritos para a atmosfera, que pode gerar chuva ácida e causar graves danos aos aviões.

 

Os gases expelidos por uma erupção vulcânica são transportados pelos ventos para longas distâncias e geram fantásticas cores no céu em locais que estão a muitos quilômetros de distância do vulcão. Foi o que ocorreu em 27 de janeiro de 2022 em várias cidades brasileiras, quando houve a erupção de um vulcão em Tonga. 

Cidades brasileiras também viram o céu ficar mais colorido em abril de 2015 quando houve uma grande erupção do vulcão Calbuco, no Chile.

 

Entenda alguns efeitos que a nuvem de detritos expelida por um vulcão pode causar na atmosfera.

 

Saiba mais: 

Vulcões são a conexão com as profundezas da Terra

 

 

Nuvens Pirocumulus


Durante o processo de erupção vulcânica, ocorre a formação de um tipo bem específico de nuvem, que é a pirocumulus, ou nuvem de fogo.

 

Esse tipo de nebulosidade possui uma turbulência intensa, que por sua vez provoca fortes rajadas de vento em superfície e até raios podem ser observados. Isso porque partículas de rochas formadas pelo magma também são lançadas na atmosfera em forma de cinzas. Essas rochas batem uma nas outras e acabam por gerar cargas elétricas que dão origem ao raio.

 

 

Aerossóis vulcânicos


O aerossol vulcânico é um dos três tipos que afetam diretamente o Clima da Terra. Os outros dois são os desérticos e os de ação humana. Aqui, vamos nos concentrar nos aerossóis provenientes dos vulcões e a sua ação direta na atmosfera.

 

Algumas erupções vulcânicas são tão fortes que podem lançar partículas de aerossol em camadas muito altas da atmosfera, como na estratosfera que fica a uma altura compreendida entre 15km e 50km.

 

A composição dominante neste tipo de aerossol é o dióxido de enxofre (SO2) que pode ser convertido em gotas ácido sulfúrico (H2SO4). Quando em contato com a água compreendida na atmosfera, essa concentração pode durar até meses após a erupção.

 

 

Influência de erupção vulcânica na atmosfera (Arte: Climatempo)

 

 

Como os detritos de uma erupção vulcânica interferem na atmosfera

 

Ventos da estratosfera transportam esses aerossóis praticamente por todo o globo terrestre que, uma vez formado, pode circular pela atmosfera por um período de até dois anos. 

 

Os aerossóis vulcânicos refletem a luz do sol, o que reduz a energia que chega na superfície terrestre. Dessa forma, a temperatura local tende a diminuir, uma vez que ocorre a diminuição da luz solar.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias