Oferecido por
Colaboração: Hana Silveira, meteorologista da Climatempo
Nesta quinta-feira (23), a aproximação de uma frente fria vai voltar a deixar o tempo mais instável no estado do Rio De Janeiro, mas o calor pré-frontal (que antecede o sistema) volta a chamar atenção. A capital fluminense já vai começar a quinta com bastante sol, o que favorece uma rápida elevação na temperatura máxima e há chance para os termômetros chegarem nos 40 °C!
Onda de calor no Rio? A gente explica!
Embora as temperaturas estejam se elevando dia após dia, NÃO estamos mais sob influência da onda de calor no Brasil. A passagem de uma frente fria no último final de semana (18 e 19), pôs fim à onda de calor que perdurou por vários dias em muitos estados brasileiros; a cidade do Rio teve no último sábado (18), a maior temperatura do ano, e o 6º dia mais quente da história, com 42,5 º, segundo o INMET. Mas, vale lembrar que temperaturas elevadas nesta época do ano é normal.
Como se caracteriza uma onda de calor?
Onda de calor é uma sequência de dias ou até semanas, onde as temperaturas em uma região, relativamente ampla, fica muito acima da média que seria normal para uma determinada época - em torno de 5°C ou mais acima da média, em uma área ampla. Por esta razão, NÃO podemos caracterizar este aquecimento como uma "nova onda de calor" ou a continuidade da anterior - pois, a frente fria que chega nesta quinta traz, além do aumento da chuva, a diminuição nas temperaturas até o final desta semana.
Foto: Getty Images
Na sexta (24), a passagem de outra frente fria na costa do sudeste volta a diminuir as temperaturas, com máxima de 28°C na capital. O dia fica com muitas nuvens, e há previsão de chuva a qualquer momento do dia em todas as regiões do estado, que ainda pode ser forte em alguns pontos. Mesmo depois da passagem do sistema, o tempo vai permanecer instável no sábado (25) e no domingo (26), devido à umidade que vem do mar. As condições ainda serão de céu mais encoberto, com chuva fraca a moderada ao longo do dia em todas as regiões do estado. As temperaturas ficam amenas, com máxima de 25°C e 26°C, respectivamente.