Oferecido por
Com o grande aumento da nebulosidade, chuva e a entrada de ventos frios, de origem polar, várias capitais brasileiras registraram recordes de baixa temperatura nesta terça-feira, 23 de janeiro. Algumas registram um recorde duplo, com a menor temperatura do ano e a menor temperatura máxima do ano, até agora.
Já em Maceió, capital de Alagoas, o recorde foi de calor e pelo segundo dia consecutivo.
Chuva, céu nublado e vento frio derrubaram a temperatura em várias capitais brasileiras em 23/1/24
(Foto: São Paulo (SP), por Paula Soares)
Duplo recorde de baixa temperatura no Rio De Janeiro (RJ)
A temperatura no Rio de Janeiro inverteu completamente nesta terça-feira! As maiores temperaturas do dia ocorreram entre 21 horas de ontem e 1 hora da madrugada desta terça-feira, 23.
Considerando as estações de Jacarepaguá, Forte Copacabana e Marambaia, de responsabilidade do Instituto Nacional de Meteorologia :
temperatura máxima de 23/1/24: 25,4°C à 00h do dia 23/1, na estação Forte Copacabana. O recorde anterior era de 26,0°C, em 1/1 , no Forte Copacabana.
A temperatura mínima até às 18h era de 19,2°C na Vila Militar e em Jacarepaguá, já é recorde de menor temperatura de 2024, mas a tendência era de declínio ainda. O recorde anterior era de 20,2°C, em 1/1 na Vila Militar e em Jacarepaguá.
A acentuada queda da temperatura já estava prevista para esta terça-feira e foi resultado da combinação de três fatores: céu nublado (falta de sol), chuva persistente (inibe o aquecimento do ar) e ventos frios de origem polar (esfria o ar com mais eficiência).
Duplo recorde de baixa temperatura em Campo Grande (MS)
Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, registrou nesta terça-feira, 23 de janeiro, a menor temperatura em 2024 e a menor temperatura máxima do ano, até agora.
Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a menor temperatura desta terça foi de 20,6°C e que agora é a menor de 2024. O recorde anterior era de 20,9°C, em 3 de janeiro.
O recorde de menor temperatura máxima foi batido pelo segundo dia consecutivo com o valor de 28,2°C. O recorde anterior de menor temperatura máxima em 2024 era de 29,1°C, no dia 22 de janeiro.
Tarde mais fria do ano em Curitiba (PR)
A tarde de 23 de janeiro é agora a mais fria do ano em Curitiba, por enquanto. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 19,6°C de temperatura máxima. O recorde de menor máxima foi batido pelo segundo dia consecutivo, já que a menor máxima era de 20,6°C observada nesta segunda, 22 de janeiro.
A temperatura mínima em Curitiba nesta terça-feira foi de 15,7C, a segunda menor do ano, apenas 1 décimo acima do recorde de 2024, até o momento, que é de 15,6°C, em 1 de janeiro.
A acentuada queda da temperatura já estava prevista para esta terça-feira e foi resultado da combinação de três fatores: céu nublado (falta de sol), chuva persistente (inibe o aquecimento do ar) e ventos frios de origem polar (esfria o ar com mais eficiência)
Recorde de tarde mais fria do ano em São Paulo (SP)
A cidade de São Paulo registrou sua tarde mais fria de 2024, até agora. A temperatura máxima foi de apenas 20,6°C, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Até então, o recorde de menor temperatura máxima do ano era de 23,6°C, em 1 de janeiro.
No aeroporto de Congonhas, na zona sul da cidade de São Paulo, a temperatura às 15 horas era de apenas 18°C, mas com sensação térmica de 12°C devido ao vento com 26 km/h.
A acentuada queda da temperatura já estava prevista para esta terça-feira e foi resultado da combinação de três fatores: céu nublado (falta de sol), chuva persistente (inibe o aquecimento do ar) e ventos frios de origem polar (esfria o ar com mais eficiência)
A Climatempo prevê que novo recorde nesta quarta-feira, 23, desta vez de menor temperatura do ano. A mínima prevista é de 16°C. Em janeiro de 2023, a menor temperatura em São Paulo foi de 15,2°C
Menor temperatura do ano em Florianópolis (SC)
A madrugada de 23 de janeiro foi a mais fresca do ano até agora em Florianópolis. O Instituto nacional de meteorologia registrou 19,3°C de temperatura mínima . O recorde anterior era de 20,2°C, em 1 de janeiro.
A temperatura nesta quarta-feira, 24, deve cair mais na capital catarinense e novos recordes poderão ocorrer, tanto de menor temperatura do ano como de menor máxima do ano.
Recorde de calor em Maceió
Maceió, capital de Alagoas, registrou o recorde de calor para 2024 pelo segundo dia consecutivo. Nesta terça-feira, 23 de janeiro, a máxima foi de 35,9°C. O recorde anterior de maior temperatura do ano era de 35,7°, observado nesta última segunda-feira, 22 de janeiro.