Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Ar quente e úmido espalham temporais no país

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

Com a intensificação do ar quente e úmido nos próximos dias, diversas regiões do Brasil experimentarão condições meteorológicas propícias para a formação de instabilidades. Entre domingo e quarta-feira, a circulação de ventos favorecerá a ocorrência de temporais, sendo o Centro-Oeste e grande parte do Sudeste as áreas mais afetadas.

No domingo, a previsão indica que na Região Sul, o sol predominará entre poucas nuvens, com pancadas de chuva isoladas à tarde, havendo risco de temporais no sul e leste do Paraná, e chuvas passageiras no litoral de Santa Catarina. No Sudeste, o sol persistirá, mantendo o tempo abafado.

 

São esperadas pancadas de chuva com trovoadas nas áreas específicas de São Paulo, grande parte do Rio De Janeiro, centro, sul e oeste de Minas Gerais.

 

No Norte Fluminense, Espírito Santo e leste de Minas Gerais, a chuva será mais passageira, enquanto no extremo norte mineiro não são esperadas precipitações. Na Região Centro-Oeste, muitas nuvens persistirão no norte do Mato Grosso, com chuvas ao longo do dia e acumulados expressivos. Goiás terá pancadas de chuva isoladas, enquanto nas demais áreas, sol com aumento de nuvens e pancadas isoladas de chuva à tarde.

 

No Nordeste, sol e tempo firme predominam no norte, centro e oeste da Bahia, oeste de Sergipe e Alagoas. Entretanto, nas outras regiões nordestinas, a chuva será isolada e de curta duração, com destaque para o risco de chuva forte entre Recife e Natal, e no sul do Maranhão. Pancadas de chuva estão previstas nas demais áreas. Na Região Norte, a nebulosidade persistente alternará com curtos períodos de sol no oeste do Amazonas, Rondônia e sul do Pará, incluindo o litoral do Amapá. Nessas áreas, chuvas podem ocorrer a qualquer momento do dia, enquanto o norte de Roraima terá tempo firme. As outras regiões nortistas podem esperar pancadas de chuva com trovoadas.

 

Alertas meteorológicos

 

Para domingo, rajadas de vento entre 40 e 50 km/h no leste do Piauí, Ceará, interior de Pernambuco e norte da Bahia. Já os alertas para temporais e rajadas de vento de até 90 km/h durante a chuva abrangem áreas do oeste do Amazonas, Rondônia, norte e oeste do Mato Grosso, sul do Pará, leste e sul do Paraná, sul de Goiás, Vale do Ribeira, Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Paraíba e Sul de Minas. É necessário atenção para chuvas moderadas a fortes e rajadas de vento de até 70 km/h durante a chuva em toda a Região Norte, Centro-Oeste, Maranhão, Ceará e norte do Piauí, entre o Triângulo Mineiro e a Zona da Mata Mineira, norte e oeste de São Paulo, oeste do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Chuvas moderadas também estão previstas em Porto Seguro-BA e entre Aracaju e Maceió.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias