Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Seca fica mais intensa no Sudeste, diz Monitor de Secas

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

De acordo com o Monitor de Secas, coordenado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), com o apoio da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), na comparação entre novembro e dezembro de 2023, em termos de severidade da seca, houve uma intensificação do fenômeno tanto no Espírito Santo quanto em Minas Gerais.

 

unnamed (6)

 

No território capixaba a área com seca moderada aumentou de 33% para 41% do estado, enquanto no território mineiro a seca moderada saltou de 12% para 36% de Minas. O Estado do Rio De Janeiro se manteve somente com seca fraca, que é a mais branda na escala do Monitor. Já no Estado de São Paulo a seca fraca voltou a ser registrada em dezembro, o que não ocorria desde setembro de 2023.

 

unnamed (7)

 

Em termos de áreas com seca, o Espírito Santo registrou o fenômeno em 100% do território capixaba entre novembro e dezembro. Já em Minas Gerais houve um aumento da área com seca de 53% para 82% nesse período. No Rio de Janeiro também ocorreu uma elevação da área com o fenômeno de 24% para 42% do território fluminense entre novembro e dezembro. Em São Paulo a seca voltou a ser registrada em 20% do território paulista nesse período. A seguir estão os destaques por estado da região.

 

unnamed (8)

 

Cenário Nacional

 

Entre novembro e dezembro de 2023, em termos de severidade da seca, houve um abrandamento do fenômeno em dois estados, conforme a última atualização do Monitor de Secas: Amazonas e Sergipe. Em 15 unidades da Federação a seca ficou mais intensa no período: Acre, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins. Já em São Paulo o fenômeno voltou a ser registrado em dezembro. A seca ficou estável, em termos de severidade, em cinco estados: Alagoas, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. Já no Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina não houve registro do fenômeno. O Amapá entrou no Mapa do Monitor com seca fraca em parte de seu território e, assim, o Monitor passa a cobrir 100% do território nacional.

 

unnamed (9)

 

Na comparação entre novembro e dezembro, três estados registraram diminuição da área com seca: Pará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Por outro lado, em cinco estados houve o aumento da área com o fenômeno: Alagoas, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro. No caso de São Paulo aconteceu o retorno da seca em dezembro. Em outras 14 unidades da Federação, a área com o fenômeno se manteve estável: Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins. Já no Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina permaneceram sem o registro de seca em dezembro, enquanto no Amapá ainda não é possível fazer comparações sobre a variação da área com seca, já que o estado entrou no Mapa do Monitor no próprio mês de dezembro. 

 

unnamed (10)

 

As cores do gráfico indicam as regiões CENTRO-OESTE (rosa), SUDESTE (azul), NORDESTE (verde), SUL (Turquesa) e NORTE (cinza).

 

Treze unidades da Federação registraram seca em 100% do território em dezembro do ano passado: Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Piauí, Rondônia, Roraima, Sergipe, Mato Grosso e Tocantins; sendo que para percentuais acima de 99% considera-se a totalidade dos territórios com seca. Nas demais unidades da Federação que registraram área com seca, os percentuais variaram de 20% a 98%.

 

As cores do gráfico indicam as regiões CENTRO-OESTE (rosa), SUDESTE (azul), NORDESTE (verde), SUL (Turquesa) e NORTE (cinza).

 

Com base no território de cada unidade da Federação acompanhada, o Amazonas lidera a área total com seca de dezembro, seguido por Pará, Mato Grosso, Bahia e Minas Gerais. No total, em dezembro, a área com o fenômeno foi de 7,35 milhões de km², o equivalente a 86% do território brasileiro.

 

unnamed (12)

As cores do gráfico indicam as regiões CENTRO-OESTE (rosa), SUDESTE (azul), NORDESTE (verde), SUL (Turquesa) e NORTE (cinza).

 

Fonte: Getty Images

 

Leia também: Depressão subtropical se forma no mar, na costa do RJ

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias