Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Frio marca madrugada no Sul. Confira previsão dos próximos dias

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

A madrugada desta terça-feira foi marcada por um frio intenso em diversas cidades da região Sul do Brasil, com temperaturas mínimas surpreendentemente baixas registradas em algumas localidades. A massa de ar polar que ingressou após a passagem da frente fria deixou a região com ares de outono, especialmente  no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

 

 

Fonte: (Foto: Getty Imagens)

 

Temperaturas mínimas registadas

 

A última madrugada trouxe consigo um frio intenso para o Sul do Brasil, com temperaturas mínimas surpreendentemente baixas sendo registradas em várias localidades. Em Bom Jardim da Serra, Morro da Igreja, Santa Catarina, os termômetros marcaram 11,4°C. No entanto, outras cidades gaúchas enfrentaram temperaturas ainda mais baixas. Bagé, por exemplo, registrou apenas 10,2°C, enquanto Dom Pedrito teve mínima de 10,3°C. São José dos Ausentes ficou em 11,6°C, confirmando seu histórico de frio intenso. Já no Paraná, o frio não teve a mesma intensidade devido à influência da chuva que continua a intensificar-se ao longo da semana e ao aumento da umidade vindo da Região Norte do Brasil.

 

Temperaturas médias nesta época do ano

 

Embora esta seja uma época de transição para o outono, geralmente as temperaturas mínimas ficam mais elevadas, principalmente devido à atuação do fenômeno El Niño. No entanto, a figura abaixo mostra que, usualmente, nessa época do ano, as mínimas variam entre 16°C e 18°C na maior parte da região. Massas de ar frio, como a que ingressou hoje, reduzem ainda mais as temperaturas.

 

 

Figura 1 - Temperatura mínima média em março.  Fonte: <a href='https://www.climatempo.com.br/' >Climatempo</a>

Figura 1 - Temperatura mínima média em março.

Fonte: Climatempo

Previsão para os próximos dias

 

Destaca-se que no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a tendência é que as temperaturas permaneçam reduzidas ao longo desta quarta-feira (06) e quinta-feira (07). A massa de ar polar continuará influenciando os estados e deve começar a se afastar da região apenas na sexta-feira (08), com as temperaturas mínimas voltando à normalidade nos dois estados da região.

 

 

Quer saber as condições das culturas no campo e ficar por dentro da tendência do clima para sua região agrícola? Acompanhe nossas notícias no canal Agroclima da Climatempo. No site Agroclima você também pode conferir todos os conteúdos do podcast Agrotalk. Clique aqui

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias