Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Oscilações sazonais nos verões secos e chuvosos do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Nome Completo - Paloma Angelina Simões
Instituição de Ensino - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Nome do Curso - Pós-graduação em Meteorologia

 

O Sistema de Monção da América do Sul exerce um domínio marcante sobre os padrões climáticos da região, com um aumento significativo de chuvas durante o verão e uma diminuição no inverno. Esse fenômeno é impulsionado pela discrepância na incidência de radiação solar ao longo do ano, afetando áreas do Brasil, como o Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Aqueles que residem nessas regiões já experimentaram diretamente os efeitos desse sistema.


O sistema de monção e seus efeitos climáticos

 

Os sistemas de monções são distintos em seus padrões climáticos, geralmente associados à alternância sazonal de ventos úmidos e secos em regiões específicas. Embora predominem em partes da Ásia, África, Austrália e América do Sul, a contagem exata desses sistemas pode variar, dependendo de fatores como intensidade e extensão geográfica.


Distribuição da precipitação ao longo do ano no Brasil


Esses sistemas desempenham um papel fundamental no Brasil, afetando áreas essenciais como o abastecimento de água para a agricultura e consumo humano, a produção de energia hidrelétrica e a manutenção dos ecossistemas naturais. Além disso, influenciam o Clima e a temperatura, tanto localmente quanto globalmente, transcendendo fronteiras e moldando significativamente a vida e o desenvolvimento do país.

 

GettyImages-2093268819

Foto: Getty Images


Pesquisa sobre variabilidade climática e suas implicações


A pesquisadora Paloma Simões, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), dedicada ao estudo da variabilidade climática, investiga os desvios da média em termos de chuvas e as oscilações sazonais que podem durar de 2 a 90 dias, influenciando a precipitação. Seu objetivo é compreender como essas oscilações contribuem para os verões mais secos ou chuvosos, especialmente em áreas afetadas pelo Sistema de Monção.

 

Paloma ressalta: ”A complexidade da variabilidade climática significa que ainda há muitas perguntas sem resposta, mas cada pequena contribuição para esse entendimento é valiosa. Assim como um quebra-cabeça, à medida que mais peças são encaixadas, melhor será o entendimento do padrão que se busca compreender.”


A complexidade da variabilidade climática deixa muitas questões em aberto, e cada resposta, por menor que seja, é valiosa para o entendimento climático global.  

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias