Oferecido por
A primavera começa oficialmente no próximo domingo, 22 de setembro, às 09h44 da manhã, pelo horário de Brasília. Na reta final do inverno, a passagem de uma frente fria, combinada com a circulação de ventos e a atuação de uma baixa pressão, irão estimular mais umidade sobre o Sudeste, favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva e até temporais, sobretudo no litoral paulista.
A semana começa com risco de temporais entre a Baixada Santista e o Vale do Ribeira, regiões como Santos, Cananeia e Iguape podem receber volumes de chuva significativos nesta segunda-feira, 16. A condição de chuva também aumenta na capital durante a manhã e a tarde de segunda e a temperatura fica mais baixa.
O que vai chamar a atenção são novamente os ventos sobre a maior parte do estado, as rajadas mais fortes em torno de 51 a 70 km/h podem acontecer no decorrer de todo o dia na Grande SP, em Campinas, Sorocaba, Itapetininga, no litoral sul e norte e no extremo sul paulista. Já na metade norte do estado, rajadas moderadas de 40 a 50 km/h.
A condição de chuva fica mais restrita ao oeste, centro-sul e leste paulista, porém, algumas cidades como São Carlos, Rio Claro e Piracicaba podem ter chuva de maneira mais pontual e passageira.
Fim da onda de calor
O estado de São Paulo está saindo deste período da onda de calor, mas ainda teremos temperaturas muito altas no decorrer da semana no extremo norte paulista, com a tendência de uma subida repentina de temperatura na sexta-feira (20), devido à condição de pré-frontal. Essa entrada de umidade no decorrer dos próximos dias favorece a dispersão de poluentes e de fumaça ainda presentes na atmosfera, melhorando a qualidade do ar e o céu poluído dos últimos dias - mesmo com esta melhora, regiões do norte paulista ainda continuam em atenção e cautela para focos de incêndios. A chuva nestas áreas ainda vai acontecer de maneira irregular.
Foto: São Paulo (SP), por Stefanie Tozzo
Litoral e a cidade de São Paulo terão uma semana mais confortável, sem umidade do ar tão baixa e sem a condição de tempo muito seco com bastante variação nas temperaturas, porém, depois desse período de trégua, as temperaturas tendem a subir mais no início da primavera. A nova estação já vai começar diferente com as temperaturas subindo, voltando a ficar acima da média, com um possível estabelecimento para uma nova onda de calor.