Formação de um ciclone subtropical na costa do Sudeste

 

A partir de sábado (21) forma uma baixa pressão atmosférica na costa do Sudeste, precisamente na costa do Rio De Janeiro, com características de um ciclone subtropical e durante a sua formação e mais a convergência de umidade, que vem da Amazônia, trarão grandes volumes de chuva entre os quatro estados da Região, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e no Espírito Santo.

 

Esse ciclone subtropical deve durar até o dia 23 de janeiro de 2023, segunda-feira, e seguirá no decorrer desse período para o alto mar. Caso se confirme sua formação, nas atuais simulações numéricas, poderá se transformar em depressão e depois em tempestade subtropical ainda no final de semana em alto mar, do Oceano Atlântico - na altura do Sul e Sudeste, com ventos sustentados em torno dos 80km/h.

 

Abaixo segue o diagrama de fases de ciclones, indicando a posição do ciclone subtropical, que neste caso é um sistema híbrido e simétrico. Ou seja, o ciclone subtropical se formam mais nas regiões dos subtrópicos e é híbrido, com uma área mais fria na alta troposfera e mais quente em níveis mais baixos, além de ser simétrico, com áreas de baixa pressão posicionados quase que na mesma latitude e longitude nos diversos níveis da atmosfera. 

 

 

 

  

Saiba o que é um ciclone tropical, subtropical e extratropical

 

Campo de vento a 10 metro de altitude no Brasil, com vento chegando entre 60 e 80km/h do ciclone subtropical no mar, próximo a costa do Brasil, no final do dia 22/01/2023 (horário em UTC na figura). 

 

Por curiosidade, no Oceano Atlântico as tempestades ou ciclones subtropicais são chamados de ciclones subtropicais, normalmente, mas no mar entre a costa da Europa e no norte da África, região do Mar do Mediterrâneo, são chamados de Medicanes, no Oceano Pacífico, no lado leste da costa da Austrália são chamados de ciclones da costa leste australiana, na faixa norte e nordeste do Oceano Pacífico, próximo da região do Havaí, esses ciclones subtropicais, quando se tornam tempestades se chamam tempestade kona.

 

Ressalta-se que já tivemos no Brasil um ciclone subtropical recentemente, no início de janeiro de 2023, entre os dias 06 e 09, mas foi classificado apenas como depressão subtropical. Já a última tempestade subtropical foi a Yakecan, em meados de maio de 2022.

  

Posição central das últimas tempestades e depressões subtropicais próximo à costa do Brasil entre os anos de 2021 e 2023.

 

Grandes volumes de água previstos nos próximos dias pelo Sudeste do país

 

De acordo com os modelos numéricos de previsão do tempo, estima-se que chova entre 100 e 400mm na média entre 20 e 29 de janeiro de 2023 pelo Sudeste, mas não se descartam valores acima disso, pois além da formação de ciclone subtropical nos próximos dias, a chuva pelo Sudeste se deve principalmente a persistente de um corredor de umidade na região, que é oriundo da Amazônia, e mais um cavado meteorológico nos níveis médios e altos da atmosfera (que é uma baixa pressão relativa) e mais uma área de baixa pressão atmosféricos (a 1,5km de altitude) entre os estados de São Paulo, Goiás e Minas Gerais no decorrer da semana que vem.

 

 Acumulados de chuva previstos no Sudeste entre os dias 20/01/2023 e a manhã de 25/01/2023. Fonte: Climatempo e pelo modelo numérico Weather Research and Forecasting (WRF) de 10km de resolução.

 

Ainda estamos monitorando o corredor de umidade persistente da Região Norte ao Sudeste do país, que pode virar ou não uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), podendo durar entre 24 e 27 de janeiro de 2023.

  

 

 

Acumulados de chuva previstos no Brasil entre os dias 20/01/2023 e  24/01/2023. Fonte: Climatempo e pelo modelo numérico Weather Research and Forecasting (WRF) de 27km de resolução.

 

 

Acumulados de chuva previstos no Brasil entre os dias 25/01/2023 e  29/01/2023. Fonte: Climatempo e pelo modelo numérico Weather Research and Forecasting (WRF) de 27km de resolução.

 

Atenção também a chuva volumosa sobre o Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal, por conta do corredor de umidade, além da região do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia), por influencia da borda do Vórtice Ciclônico nos Altos Níveis da Atmosfera, e que também deve ocorrer na Região Norte do Amazonas até o Pará e o Amapá, pois além das instabilidades tropicais, há a contribuição da alta umidade que vem do mar, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que neste último caso também ajuda no excesso de chuva na faixa norte do Nordeste, e mais uma circulação ciclônica nos médios e altos níveis da atmosfera entre o Acre e o Amazonas.

 

Ressalta-se que na Região Sul terá a passagem de uma frente fria na costa, e junto com a alta umidade e calor, trará fortes temporais nos três estados. Porém, no estado gaúcho, os volumes não são tão elevados, e não deverá reverter a situação de estiagem na região, de maneira geral.

 

Acumulados de chuva previstos no Brasil entre os dias 20/01/2023 e 24/01/2023. Fonte: Climatempo e pelo modelo numérico Global Forecast System  (GFS).

 

Acumulados de chuva previstos no Brasil entre os dias 25/01/2023 e 29/01/2023. Fonte: Climatempo e pelo modelo numérico Global Forecast System  (GFS)

 

 Veja também: Soja gaúcha alcança 18% em estágio de floração