Uma grande elevação de temperatura ocorre neste fim de semana, o primeiro de agosto, especialmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do país. Será um grande contraste térmico em relação ao frio intenso que fez nos últimos dias de julho, com a passagem de uma forte massa de ar frio de origem polar pelo centro-sul do país. Mas o ar frio de origem polar se afasta do Brasil e facilita o rápido aquecimento do ar. Aumento do calor vai causar grande perda de umidade deixando o ar muito seco.
O aquecimento intenso será observado especialmente no período da tarde, pois o início das manhãs será um pouco frio nos estados do Sudeste e com temperaturas amenas no Centro-Oeste. Isso vai gerar dias com grande amplitude térmica exigindo uma adaptação diária da população nas roupas ao longo do dia.
Calor de quase 40°C no Centro-Oeste
Temperaturas pouco abaixo dos 40°C poderão ser observadas neste fim de semana na região Centro-Oeste do país, como já vem ocorrendo em alguns locais do interior do Nordeste e do Norte do Brasil. As maiores temperaturas devem ser observadas nos estados de Mato Grosso e de Goiás. O aumento do calor já pode ser observado na sexta-feira, 1 de agosto. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, das 10 maiores temperaturas registradas no Brasil neste dia, 7 foram no Centro-Oeste e quase todas no estado de Mato Grosso e acima de 37,0°C. Com 38,2°C de temperatura máxima, Cuiabá bateu recorde de calor para 2025 e também foi o local mais quente no Brasil na sexta-feira, 1 de agosto.
Temperaturas acima de 35°C foram observadas em alguns locais de Mato Grosso do Sul e de Goiás e isso deve se repetir neste primeiro fim de semana de agosto.
Temperatura supera 33°C no Sudeste
A região Sudeste também vai sentir um grande aquecimento neste fim de semana, após registrar temperaturas negativas em áreas de São Paulo e de Minas Gerais nos últimos dias de julho.
Temperaturas de pelo menos 33°C poderão ser observadas em alguns locais de Minas Gerais e até mesmo no noroeste do estado de São Paulo neste primeiro fim de semana de agosto. Na cidade do Rio de Janeiro, a temperatura deve se aproximar dos 30°C.
Embora a maior elevação de temperatura deva ocorrer durante a tarde, as madrugadas também ficam menos frias na região Sudeste do Brasil neste início de agosto.
Atenção para o ar muito seco
A população das regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil também vai enfrentar um fim de semana com o ar muito seco. A grande elevação da temperatura vai aumentar a evaporação natural do ar, o que significa perda de umidade. Índices de umidade relativa do ar um pouco abaixo dos 20% poderão ser observados em vários locais do Centro-Oeste e do Sudeste do país, evidenciando uma situação de alerta para o ar muito seco.
A população deve se proteger aumentando a hidratação diária e tomando precauções especialmente com as crianças e idosos. Pessoas que já têm problemas respiratórios e alérgicos crônicos também devem se prevenir nesta situação de ar muito seco.