A segunda semana de setembro de 2025 começou muito quente no Brasil. Temperaturas de 38°C a 41°C foram observadas estados do Centro-Oeste, do Norte, do Nordeste e até na região Sudeste.
A maior temperatura no país na segunda-feira, 8 de setembro, foi de 41,3°C em Pedro Gomes, em Mato Grosso do Sul. Essa foi a segunda maior temperatura no Brasil medida oficialmente em 2025, empatando com o Rio de Janeiro que também registrou esta temperatura no dia 17 de fevereiro. O recorde de maior temperatura no Brasil este ano, até o momento, é de 41,4°C em Cuiabá, no dia 3 de setembro. Cuiabá registrou 41°C novamente nesta segunda-feira.
Confira algumas temperaturas muito elevadas que foram registradas no Brasil no dia 8/9/2025 pelo Instituto Nacional de Meteorologia e pelo governo de Mato Grosso do Sul.
41,3°C Pedro Gomes/MS
41,0°C Cuiabá/MT
40,9°C Rondonópolis/MT
40,7°C Água Clara/MS
40,3°C Coxim/MS
39,7°C São Miguel do Araguaia/GO
39,6°C Salto do Céu/MT
39,2°C Araguaçu/to
39,0°C São José do Rio Claro/ MT
39,0°C São Félix do Xingu/PA
No no Piauí a temperatura chegou a 38,6°C em Castelo do Piauí. Em São Paulo, a cidade de Valparaíso teve calor de 38,2°C. Em Minas Gerais o calor nesta segunda-feira chegou a 37,4°C em Campina Verde, na região do Triângulo Mineiro.
Calorão continua no Brasil
Esta grande massa de ar quente que está sobre o Brasil vai continuar predominado sobre o país no decorrer desta segunda semana de setembro. Temperaturas entre 37°C e 39°C serão observadas nos próximos dias em várias áreas do interior de São Paulo, do oeste norte de Minas Gerais, nos Estados do centro-oeste norte e Nordeste do Brasil. Porém, picos de calor entre 40°C e 42°C poderão ocorrer em particular no Centro-Oeste do país.
Esta massa de ar quente bloqueia a entrada do ar frio pelo interior do país ao longo desta semana. O ar frio de origem polar deve ficar bloqueado no extremo sul do país deixando estados como Rio Grande do Sul e Santa Catarina com baixas temperaturas.