A população da grande São Paulo vai experimentar novamente uma grande queda de temperatura no fim de semana. Muita gente vai pensar: haja saúde! E com razão! Nos últimos dois dias, a temperatura na capital paulista ficou próxima dos 29°C e nesta sexta-feira alcançou a marca dos 30°C. A temperatura foi subindo cada vez mais ao longo desta semana, mas uma frente fria chegou ao litoral paulista e a mudança no tempo começou a ser percebida na tarde desta sexta-feira. Na região do aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista, a temperatura baixou de 29°C, às 13 horas, para 20°C, às 15 horas e o nível de umidade do ar aumentou rapidamente fazendo com que nuvens baixas cobrissem a Grande São Paulo, provocando chuviscos e chuva leve em várias áreas no final da tarde.
Fim de semana úmido e friozinho
Por causa da passagem da frente fria, ventos úmidos e frios vindos do mar vão predominar sobre a região da Grande São Paulo neste fim de semana. Uma grande quantidade de nuvens baixas vai permanecer sobre a região, com previsão de chuviscos e chuva leve ocasionais ao longo do sábado. Durante o domingo, ainda deve chuviscar na madrugada e pela manhã, mas possibilidade de rápidas aparições do sol durante a tarde. Porém, os chuviscos podem voltar à noite.
O predomínio de céu nublado e a entrada de ventos frios vão manter a temperatura baixa durante todo o fim de semana na região da grande São Paulo. As temperaturas máximas devem variar de 18 a 22º no sábado e de 20 a 24 graus no domingo.
Eventos ao ar livre no fim de semana
Apesar de não haver previsão de temporais na Grande São Paulo neste fim de semana, a chuva leve e a temperatura baixa poderão incomodar muita gente nos eventos ao ar livre. Se você vai para atividades em locais abertos, vale levar um casaco com capuz, uma capa de chuva, até mesmo um boné ou um chapéu. Sapatos fechados também A sensação de friozinho vai predominar durante todo fim de semana.
Por que São Paulo tem muitas variações bruscas de temperatura?
A expressão “haja saúde” é frequentemente lembrada pela população da Grande São Paulo por causa das bruscas quedas de temperatura que acontecem de um dia para outro ou às vezes, de uma hora para outra, no mesmo dia. Em geral, essas quedas de temperatura muito acentuadas ocorrem por causa da passagem de frentes frias ou de um fenômeno específico da região da capital paulista que é a brisa marítima.
As frentes frias trazem não só muita nebulosidade e chuva, mas também o ar frio de origem polar que causa uma queda de temperatura mais prolongada. A brisa marítima, é um vento úmido que sopra do mar, em geral no fim da tarde, que causa um rápido aumento da umidade gerando muitas nuvens. A nebulosidade baixa esconde o sol rapidamente fazendo com que a temperatura caia de forma brusca. Essa brisa marítima pode variar de intensidade de um dia para outro, mas não impede que a temperatura volte a ficar alta no dia seguinte, com a presença do sol.