Nesta sexta-feira, a presença de algumas perturbações e umidade na atmosfera – ainda associadas ao deslocamento da frente fria – deve seguir favorecendo a formação de instabilidades sobre parte do Rio Grande do Sul. Ao longo do dia, ainda podemos ter a ocorrência de pancadas de chuva isoladas com moderada – a pontual forte – intensidade entre o norte e nordeste gaúcho. Em áreas próximas à divisa com Santa Catarina, não estão descartados eventuais temporais ainda pela manhã. No restante do estado, o tempo já deve seguir mais estável, devido à atuação da massa de ar polar que avançou na retaguarda da frente fria. Em algumas áreas da campanha e em pontos mais elevados do sul, haverá condições para formação de geada ainda nas primeiras horas da manhã. Já entre Santa Catarina e o Paraná, o deslocamento da frente fria sobre a costa deverá espalhar as instabilidades ao longo do dia. Ainda pela manhã, já são esperadas fortes pancadas de chuva, seguidas por raios e rajadas de vento, sobretudo entre o sudoeste e sul paranaense e o oeste catarinense – onde há risco também para a ocorrência de temporais. No decorrer da tarde, as nuvens carregadas avançam sobre o interior catarinense e região central paranaense. Em Florianópolis/SC e em Curitiba/PR, há risco de chuva forte a partir do período da tarde. No litoral paranaense, a entrada de ventos marítimos deve promover a ocorrência de pancadas de chuva fraca durante o dia. No período da noite, as pancadas de chuva ganham força e podem vir com raios.
No Sudeste, a condição de tempo firme segue predominando no decorrer do dia, com sol e calor marcando presença em praticamente toda a região. A circulação de ventos quentes de origem continental deve favorecer o aumento dos termômetros e o calor segue intenso entre o interior paulista e mineiro. Na parte da tarde, a umidade relativa do ar despenca e entra em níveis de atenção e até mesmo de alerta em algumas áreas. Na Grande SP, a semana termina marcada pela virada dos ventos, que ocorre ao longo do dia. À noite, pode garoar em alguns pontos da região. No litoral paulista, haverá condições para pancadas de chuva fraca ao longo do dia. Os ventos continuam soprando sobre boa parte dos estados, e o destaque segue sobre a região da baixada fluminense, no Rio de Janeiro, onde as rajadas podem ultrapassar os 50 km/h. Ainda no estado fluminense, o ar seco ganha força à tarde e estimula o alerta para baixa umidade do ar, incluindo na região metropolitana do RJ.
Na Região Centro-Oeste, o predomínio também deverá continuar sendo de tempo aberto, com sol aparecendo entre poucas nuvens durante o dia e ar seco sendo destaque em boa parte dos estados. Apesar disso, não estão descartadas algumas pancadas de chuva isoladas sobre o extremo norte e noroeste de Mato Grosso, ainda por influência das instabilidades que atuam sobre o norte do país – e que podem avançar sobre a região. No oeste e sul de Mato Grosso do Sul, as instabilidades associadas ao deslocamento da frente fria e algumas perturbações em níveis mais elevados da atmosfera podem favorecer a ocorrência de chuva forte ainda pela manhã. A circulação de ventos mais frescos associados à massa de ar polar centralizada no sul do continente deve impedir com que os termômetros disparem de maneira semelhante aos últimos dias entre o oeste de Mato Grosso do Sul e sul de Mato Grosso. Ainda continua quente, mas as máximas não apresentam o mesmo grau de elevação. No estado de Goiás e no Distrito Federal, o tempo segue firme, calor e baixa umidade do ar marcam presença no fim desta semana.
No Nordeste, a circulação de ventos úmidos vindos do oceano deve seguir promovendo a formação de nuvens carregadas em praticamente toda a costa leste da região. Haverá condições para pancadas de chuva isoladas – mas que ainda podem incidir com forte intensidade – entre Aracaju e a Paraíba. Atenção maior para as capitais, Maceió/AL e Recife/PE, que podem contar com chuva mais forte e volumes expressivos. Na Bahia, as instabilidades perdem força e o tempo abre mais no litoral. Nas demais regiões interioranas, o tempo já volta a abrir mais, com destaque para o sol e o calor intenso, que ganha força durante o dia.
Na Região Norte, as instabilidades permanecem concentradas entre Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, com condições para pancadas de chuva com moderada a forte intensidade, não sendo descartada também a ocorrência de temporais isolados. No Amapá, chuva com fraca a moderada intensidade em algumas áreas da metade sul do estado. Entre Pará e Tocantins, o predomínio deve continuar sendo de tempo firme, calor intenso e alerta para baixa umidade do