Além das horas com sol forte, o calor pré-frontal também vai ajudar a elevar a temperatura neste fim de semana em estados do Sul, do Centro-Oeste e do Sudeste.
Essa frente fria se organiza entre a Argentina, o Paraguai, o Brasil e o Uruguai no decorrer deste sábado, 20 de setembro. Em Porto Alegre o calor pré-frontal será sentido no sábado, mas no domingo, a temperatura já começa a baixar. Em Curitiba, em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Campo Grande e em Cuiabá, o calor pré-frontal será durante o domingo. Na segunda-feira, 22 de setembro, será a vez das capitais Goiânia, Brasília, Belo Horizonte e Vitória sentirem o aumento do calor por causa da aproximação desta frente fria.
Chance de recorde de calor do inverno em algumas capitais
Em Porto Alegre e em Florianópolis, a temperatura no sábado, 20 de setembro, se aproxima dos 30°C. A última vez que a capital gaúcha teve calor em torno de 30°C foi no dia 2 de agosto, quando a temperatura chegou a 30,8°C.
Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro podem ter a temperatura mais alta do inverno neste fim de semana.
Para Curitiba a previsão é de até 31°C e a maior temperatura do inverno até agora é de 30,3°C, em 23 de agosto.
Na cidade de São Paulo, a previsão é de calor de até 34º no último fim de semana do inverno. A maior temperatura da estação, até esta data, foi de 32,8°C no dia 22 de agosto.
Na cidade do Rio de Janeiro, o recorde de calor para o inverno de 2025 é de 36,4°C no dia 9 de setembro. Mas no último fim de semana do inverno, a capital fluminense poderá chegar aos 39°C. Belo Horizonte e Vitória devem ter calor um pouco acima dos 30°C neste fim de semana.
O calor também aumenta no último fim de semana do inverno nas capitais da região Centro-Oeste. Temperaturas entre 35°C e 38°C devem ser observadas em Campo Grande, Goiânia e Cuiabá. Na região de Brasília, a temperatura deve passar um pouco dos 30°C.
É no Norte e no interior do Nordeste que o calor será mais intenso neste fim de semana. Temperaturas em torno dos 40°C poderão ser observadas no Tocantins, no interior do Maranhão e do Piauí, nas áreas de sertão, no oeste e no norte da Bahia. A capital, Palmas, poderá ser a mais quente no país neste fim de semana.