O calor foi intenso na tarde de 10 de setembro na maioria das áreas do interior do Brasil e superou os 40°C em vários estados. As capitais Palmas de Goiânia registraram novo recorde de calor para 2025.
Palmas alcança 40°C e bate recorde de calor para 2025
Em Palmas, capital do Tocantins, a temperatura chegou a 40,2°C na tarde de 10 setembro, que foi a mais quente deste ano até agora. A medição foi do Instituto Nacional de Meteorologia. O recorde anterior de maior temperatura em 2025 era de 39,6°C nos dias 29 de agosto e 7 de setembro.
Com os 40°C desta quarta-feira, Palmas mostrou porque faz parte do “Clube das Quarentonas”. Essa é uma expressão carinhosa que a Climatempo usa há vários anos para falar sobre as capitais brasileiras que todos os anos, em algum momento, atingem ou ultrapassam a marca dos 40°C. O “Clube das Quarentonas” é composto por Palmas, Cuiabá, Teresina e Rio de Janeiro. Antes de Palmas, Cuiabá e Rio de Janeiro já haviam registrado mais de 40°C este ano.
Novo recorde de calor em Goiânia bate marca registrada em fevereiro
A tarde de 10 de setembro foi a mais quente de 2025 em Goiânia, capital de Goiás. O recorde de maior temperatura em 2025 foi estabelecido com a marca de 37,2°C, pela medição oficial do Instituto Nacional de Meteorologia . O recorde anterior de maior temperatura deste ano era de 36,4°C em 20 de fevereiro.
Em 2024, com as ondas de calor que o Brasil enfrentou em setembro, Goiânia estava muito mais quente do que este ano. A menor temperatura máxima de setembro de 2024 foi de 35,9°C. As temperaturas superaram os 37°C em quase todos os dias de setembro do ano passado, alcançando 40,3°C no dia 23 e 40,5°C no dia 24.
Possibilidade de novo recorde de calor em Cuiabá
Além de Palmas e Goiânia, há uma possibilidade de que Cuiabá tenha registrado um novo recorde de calor para 2025. O recorde atual é de 41,4°C. O Instituto Nacional de Meteorologia mediu 41,0°C às 15 (em Brasília) desta quarta-feira. A verificação do novo recorde só será possível após às 21 horas, quando o Inmet fizer a leitura oficial da temperatura máxima do dia 10 de setembro.
Mais recordes à vista
Pelo menos até o início da próxima semana, essa massa de ar quente seco vai predominar sobre o Brasil. Temperaturas muito elevadas devem continuar sendo observadas em áreas do Sudeste, do Centro-Oeste, do Norte e do Nordeste do Brasil nos próximos dias, podendo superar os 40°C em vários estados. As capitais Campo Grande, Cuiabá, Goiânia, Brasília, Palmas e Teresina são as maiores candidatas a registrar novos recordes de calor para 2025 até meados da próxima semana.
Ainda esta semana, um pouco de ar frio volta a entrar sobre parte do Sul do Brasil, mas não terá força para avançar além do norte do Paraná. Por isso, estados como Santa Catarina e o Rio Grande do Sul vão ficar numa atmosfera de outono, enquanto o restante do Brasil viverá dias de calor de primavera
Calorão de 40°C em vários estados do Brasil
Confira as maiores temperaturas registradas pelo Instituto nacional de meteorologia até às 18 horas de 10/9/25
41°C Cuiabá (MT) – possibilidade de novo recorde de calor do ano a ser verificado após às 21 horas BRT
40,9°C Ibotirama (BA)
40,7°C Castelo do Piauí (PI)
40,7°C São Miguel do Araguaia (GO)
40,6°C lagoa da confusão (TO)
40,4°C Conceição do Araguaia (PA)
40,4°C marianópolis do Tocantins (TO)
40,3°C Carolina (MA)
40,2°C Santa Rosa do Tocantins (TO)
40,2°C Palmas (TO) – novo recorde de calor para 2025
40,1°C Alvorada do Gurguéia (PI)
40,1°C Rio sono (TO)
40,1°C Oeiras (PI)
40,0°C Formoso do Araguaia (TO)
40,0°C Araguaçu (TO)