Nesta quarta-feira, a frente fria se desloca em alto mar pela costa de São Paulo, aumentando a umidade sobre a faixa leste do Estado e não se descarta alguma chuva fraca e isolada por áreas do litoral; no litoral sul a chuva pode ocorrer com até moderada intensidade. Na costa leste do Nordeste, chove na forma de pancadas moderadas a forte entre Alagoas e o Rio Grande do Norte, além do sul do estado da Bahia; e há risco para temporal em João Pessoa/PB e Natal/RN.
No Norte do País, os temporais seguem previstos por área do norte do Amazonas e leste do Amapá, enquanto a chuva ocorre com até forte intensidade no norte do Pará, grande parte do Amapá e em Roraima.
No Brasil central, uma massa de ar seco ganha força garantindo predomínio de sol e temperaturas em elevação entre o Centro-Oeste, interior da Região Sudeste e do Nordeste. Nessas áreas a umidade do ar pode ficar em atenção nos horários de maior aquecimento; umidade do ar em alerta, para valores abaixo dos 20%, entre o noroeste de Minas Gerais, norte de Goiás e sudoeste da Bahia, no norte do Mato Grosso e sul do Pará e no centro do Piauí.

Risco de baixa umidade relativa do ar para esta quarta-feira, 9 de julho
No Sul, uma massa de ar frio que atua na retaguarda da frente fria mantém as temperaturas mais baixas, especialmente ao amanhecer, onde não se descarta geada isolada por áreas da serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, na região da campanha gaúcha e no extremo sul do Paraná. No Sudeste, o dia começa mais frio em São Paulo, no Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais, com tendência de elevação no decorrer do dia. Pode amanhecer com nevoeiro no leste e centro do Rio Grande do Sul, norte de Santa Catarina, metade sul do Paraná; e nas capitais de Curitiba/PA e Rio de Janeiro/RJ.