Ícone logo
Ícone busca neutro
Seja PremiumFaça seu loginÍcone avatar
Ícone busca
Clima e Previsão do Tempo/Notícias/Centro-Oeste/Após calor intenso, chuva ganha espaço em Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal

Após calor intenso, chuva ganha espaço em Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal

Instabilidade avança gradualmente pelo Centro-Oeste entre quarta e sexta-feira, com risco de temporais em Mato Grosso e Goiás e chegada mais irregular da chuva ao Distrito Federal.

Vitor Takao Suganuma

29/09/2026 às 11:06

Imagem da notícia Após calor intenso, chuva ganha espaço em Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal
Chuva avança por Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal entre quarta e sexta-feira, com pancadas fortes e risco de temporais após dias de calor intenso.

Chuva avança por Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal ao longo da semana

Depois de provocar aumento da instabilidade em Mato Grosso do Sul, o sistema que atua sobre o centro-sul do Brasil começa a espalhar condições para chuva por outras áreas do Centro-Oeste ao longo desta semana.
Entre quarta-feira (30) e sexta-feira (2), as pancadas avançam gradualmente sobre Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, interrompendo em parte a sequência de calor intenso e tempo mais seco observada em diversas áreas.
A mudança, porém, não acontece ao mesmo tempo em toda a região. Mato Grosso entra primeiro na faixa de maior instabilidade, enquanto a chuva ganha espaço aos poucos em Goiás. No Distrito Federal, o aumento das condições para pancadas ocorre de maneira mais gradual e irregular.

Quarta-feira: temporais ganham espaço em Mato Grosso

Na quarta-feira (30), a instabilidade continua avançando pelo Centro-Oeste. Mato Grosso já apresenta condições mais favoráveis para formação de nuvens carregadas, em um ambiente de temperaturas elevadas e maior disponibilidade de umidade.
As pancadas podem ocorrer com moderada a forte intensidade, acompanhadas por raios e rajadas de vento. Pontualmente, os temporais podem ser mais intensos.
O avanço da frente fria pelo centro-sul do país contribui para transportar umidade em direção a áreas bastante aquecidas do Centro-Oeste. Essa combinação de calor, umidade e instabilidade atmosférica favorece o desenvolvimento de nuvens de grande extensão vertical e tempestades.
Em Goiás, a instabilidade ainda aparece de maneira mais irregular, com maior atenção inicialmente para áreas do sul do estado. O centro e, principalmente, o norte goiano ainda passam por períodos mais prolongados de tempo firme e calor.

Quinta-feira: chuva se espalha entre Mato Grosso e Goiás

A quinta-feira (1º) marca um avanço mais evidente da instabilidade para norte.
Mato Grosso permanece sujeito a pancadas de chuva e temporais, enquanto o sul e outras áreas de Goiás passam a ter condições maiores para chuva ao longo do dia.
Os mapas de risco indicam uma área ampla sob atenção para tempestades na região, com setores onde as condições atmosféricas podem favorecer chuva de moderada a forte intensidade, raios e rajadas de vento.
Mesmo onde a chuva não ocorre durante todo o dia, as pancadas podem se desenvolver rapidamente, especialmente entre a tarde e a noite, depois do aquecimento.
Esse cenário representa uma mudança importante em relação aos últimos dias de calor intenso e menor frequência de chuva em parte do Centro-Oeste.

Distrito Federal entra gradualmente na área de instabilidade

No Distrito Federal, a mudança ocorre de maneira mais lenta.

A aproximação da umidade e o deslocamento da instabilidade pelo estado de Goiás aumentam gradualmente as condições para formação de pancadas, mas isso não significa chuva generalizada imediatamente sobre Brasília e as demais regiões administrativas.
Inicialmente, as precipitações tendem a ocorrer de forma mais isolada e irregular, alternando com períodos de tempo aberto e temperaturas elevadas.
Por isso, enquanto determinadas áreas de Mato Grosso e Goiás já podem enfrentar temporais mais organizados, o Distrito Federal ainda passa por uma fase de transição.

Sexta-feira ainda pode ter pancadas fortes

Na sexta-feira (2), a instabilidade permanece presente, embora a tendência seja de uma distribuição mais irregular das pancadas.
Mato Grosso, Goiás e Brasília continuam com possibilidade de chuva, e algumas áreas ainda podem registrar pancadas localmente fortes.
A característica mais localizada da precipitação significa que os volumes podem variar bastante mesmo entre cidades próximas: alguns pontos podem ter chuva intensa em pouco tempo, enquanto outros recebem volumes menores ou permanecem sem precipitação.
A tendência ao longo da semana, portanto, é de uma mudança progressiva no padrão do tempo no Centro-Oeste, com a instabilidade avançando de sul para norte e alcançando áreas que vinham enfrentando calor intenso e maior predomínio de tempo seco.

Acompanhe a previsão do tempo com mais detalhes no Climatempo+ e tenha acesso a conteúdos e recursos exclusivos para planejar melhor o seu dia.


Previsão para sua cidade

Veja aqui!