Ícone logo
Ícone busca neutro
Seja PremiumFaça seu loginÍcone avatar
Ícone busca
Clima e Previsão do Tempo/Notícias/Centro-Oeste/Temporais voltam a ganhar força em Mato Grosso do Sul

Temporais voltam a ganhar força em Mato Grosso do Sul

Avanço de frente fria aumenta a instabilidade em Mato Grosso do Sul; centro-sul do estado concentra maior atenção para temporais.

Vitor Takao Suganuma

28/09/2026 às 15:36

Imagem da notícia Temporais voltam a ganhar força em Mato Grosso do Sul
Mato Grosso do Sul entra em alerta para temporais a partir desta terça-feira (29). Chuva forte, raios e rajadas de vento ganham força na quarta.

MS entra em alerta para temporais a partir desta terça-feira

Mato Grosso do Sul entra em um período de maior instabilidade a partir desta terça-feira (29). Depois de um início de semana marcado por calor intenso, a combinação entre as altas temperaturas, a disponibilidade de umidade e o avanço de uma frente fria aumenta as condições para a formação de temporais no estado.
A mudança começa a ser percebida já nesta terça, principalmente no centro-sul e sul de Mato Grosso do Sul, onde as pancadas de chuva podem ocorrer com maior intensidade. O cenário se torna ainda mais favorável aos temporais na quarta-feira (30), quando a instabilidade se espalha e o nível de atenção aumenta em uma parcela maior do estado.
A previsão acompanha uma mudança mais ampla no padrão do tempo no Centro-Oeste. A semana começou com calor extremo e ocorrência mais isolada de pancadas, mas Mato Grosso do Sul é o primeiro estado da região a receber a influência mais direta das instabilidades associadas ao sistema frontal.

Terça-feira ainda terá calor próximo dos 40°C

Antes do avanço mais organizado da chuva, o calor segue muito intenso nesta terça-feira. As temperaturas máximas podem alcançar 40°C em cidades como Corumbá, Porto Murtinho, Caracol, Selvíria, Paranaíba, Ladário, Aparecida do Taboado e Brasilândia.
Esse forte aquecimento ajuda a deixar a atmosfera mais favorável à formação de nuvens carregadas. Mesmo antes da chegada da instabilidade mais organizada, o calor já favorece o desenvolvimento de pancadas convectivas, que podem ocorrer de maneira localizada.
Ao longo do dia, a chuva tende a ganhar espaço, especialmente sobre áreas do sul, sudoeste e centro do estado. Cidades próximas à fronteira com o Paraguai, além da região de Campo Grande, estão entre as áreas com maior sinal para chuva.
O mapa de risco para terça-feira coloca parte do estado em nível de atenção, com possibilidade de pancadas moderadas a fortes acompanhadas por raios e rajadas de vento. No extremo sul de Mato Grosso do Sul, o risco é maior, com áreas classificadas em alerta para temporais.

Risco de temporais aumenta na quarta-feira

A situação exige ainda mais atenção na quarta-feira (30). A instabilidade se organiza sobre uma área maior de Mato Grosso do Sul e o risco de temporais avança principalmente pelo centro-sul, sul e sudoeste do estado.
Nessas áreas, há condições para chuva moderada a forte, raios e rajadas de vento, com possibilidade de eventos mais intensos de forma localizada. Pelo mapa de risco, uma extensa faixa do centro-sul de MS passa para o nível de alerta, enquanto outras áreas permanecem em atenção.
A chuva também se torna mais distribuída. Regiões próximas de Nova Andradina, Ivinhema, Taquarussu, Angélica, Itaporã, Douradina, Rio Brilhante e Campo Grande aparecem entre os setores com maior potencial para precipitação durante o dia.
Com o aumento da nebulosidade e da chuva, o calor perde força. Depois das máximas próximas ou ao redor dos 40°C previstas para terça-feira, na quarta as temperaturas mais altas ficam concentradas principalmente no Pantanal, com Corumbá e Ladário ainda podendo chegar aos 36°C. Em grande parte do estado, as máximas ficam mais baixas.

Quinta-feira terá temperaturas mais amenas em MS

Na quinta-feira (1º), a mudança de temperatura fica ainda mais evidente. As máximas já não devem alcançar os patamares registrados no começo da semana e, mesmo nas áreas mais quentes do estado, ficam próximas dos 29°C.
No sul de Mato Grosso do Sul, as mínimas também diminuem, chegando a cerca de 19°C em cidades como Coronel Sapucaia, Tacuru, Sete Quedas, Aral Moreira e Paranhos.
A chuva ainda pode ocorrer em diferentes pontos do estado, mas o sinal de maiores acumulados se desloca para setores mais ao norte e leste, incluindo áreas próximas de Chapadão do Sul, Três Lagoas, Inocência e Costa Rica.

Frente fria favorece mudança no tempo

A mudança é favorecida pelo avanço da frente fria associada ao sistema que atua entre o Sul e o Sudeste do Brasil. À medida que o sistema avança, aumenta a convergência de umidade e a instabilidade sobre Mato Grosso do Sul, favorecendo a formação de áreas de chuva mais organizadas.
Até a chegada desse sistema, o forte aquecimento mantém a possibilidade de formação de tempestades bastante localizadas. Por isso, mesmo em áreas onde a previsão indica menores volumes de chuva, não se descarta a ocorrência pontual de temporais, especialmente nas horas mais quentes do dia. Essa possibilidade também foi destacada na análise para o Centro-Oeste diante da dificuldade dos modelos em representar algumas tempestades isoladas recentes.
A tendência, portanto, é de uma virada no tempo em Mato Grosso do Sul entre terça e quarta-feira: o calor extremo perde espaço gradualmente, enquanto a chuva se torna mais abrangente e aumenta o risco de temporais.

Acompanhe a previsão do tempo com mais detalhes no Climatempo+ e tenha acesso a conteúdos e recursos exclusivos para planejar melhor o seu dia.


Previsão para sua cidade

Veja aqui!