O amanhecer desta quarta-feira, 30 de julho, foi o mais frio deste ano na cidade do Rio de Janeiro. Às 7 horas, a estação meteorológica em Jacarepaguá registrou 10,1°C. A medição foi do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O recorde anterior de menor temperatura em 2025 era de 10,2°C no dia 16 de julho, na Vila Militar.
A Climatempo prevê 10°C para o Rio de Janeiro nesta quinta-feira, ainda com possibilidade de um novo recorde de frio.
A acentuada queda da temperatura foi provocada pela presença de uma forte massa de ar frio de origem polar que se espalhou pelo centro-sul do Brasil. A madrugada com poucas nuvens nesta quarta-feira colaborou para o resfriamento noturno.
Frio intenso no interior do RJ
A temperatura caiu muito em todo o estado do Rio de Janeiro nesta quarta-feira. De acordo com o Inmet, temperaturas abaixo dos 10°C foram observadas em vários locais do centro-sul fluminense.
1,1°C Pico do Couto (arredores de Petrópolis)
5,4°C Paty do Alferes
5,8°C Teresópolis/Parque Nacional
7,2°C Rio Claro
7,3°C Nova Friburgo/Salinas (zona rural)
7,5°C Resende
7,8°C Valença
A madrugada desta quinta-feira, 31 de julho, ainda será bastante fria para cariocas e fluminenses. Temperaturas abaixo dos 10°C voltam as ser registradas no estado do Rio.
Tardes quentes no fim de semana
O ar polar intenso começa a se afastar do Brasil durante a sexta-feira, o que vai permitir a elevação da temperatura. O primeiro fim de semana de agosto terá muito sol em todo o estado do Rio de Janeiro, com noites e amanhecer frios, mas as tardes serão quentes. A temperatura deve chegar aos 30°C na cidade do Rio.
Alerta de ressaca
A população do litoral do estado do Rio de Janeiro ainda deve ter muita atenção com o mar. Até a noite desta quinta-feira, o mar permanece muito agitado e há risco de ressaca no litoral sul, na região do Grande Rio, Lagos até Macaé. A Marinha do Brasil alerta para ondas de até 3,5 metros.