O ar frio de origem polar que entrou na região Sudeste do Brasil derrubou a temperatura na madrugada do feriado de Primeiro de Maio. A temperatura ficou um pouco abaixo dos 10°C em locais de Minas Gerais, São Paulo e do Rio de Janeiro. A cidade do Rio de Janeiro registrou a menor temperatura de 2025 até agora, com 16,4°C.
Menores temperaturas na região Sudeste em 1/5/25 (Inmet)
8,0°C Pico do Couto – 1777m de altitude – região nos arredores de Petrópolis- (RJ)
8,8°C Monte Verde (MG)
9,0°C Maria da Fé (MG)
9,7°C Campos do Jordão (SP)
10,1°C Barra do Turvo (SP)
10,6°C Nova Friburgo/Salinas – região rural (RJ)
No Espírito Santo também esfriou, mas não tanto como nos demais estados. A menor temperatura no estado foi de 14,3°C, em Santa Teresa, região serrana capixaba.
Tendência de tardes mais quentes, mas noites seguem frias
O ar frio polar intenso se afasta gradualmente do Brasil nos próximos dias, o que vai facilitar a elevação da temperatura em toda a região Sudeste. Porém, o aquecimento será sentido especialmente durante as tardes, que vão ficar mais quentes já a partir desta sexta-feira, 2 de maio. Mas a pouca nebulosidade esperada para as próximas noites vai fazer com que o ar continue esfriando no período noturno e baixas temperaturas ainda devem ser observadas ao amanhecer desta sexta-feira e no fim de semana na região Sudeste. Áreas de maior altitude nas regiões serranas ainda devem registrar temperaturas em torno e um pouco abaixo dos 10°C.
Noites sem nuvens são mais frias
A quantidade de nuvens é um importante fator que interfere no aquecimento e no resfriamento do ar durante o dia e também durante a noite. A cobertura de nuvens é um regulador da temperatura!
Quando a noite tem muitas nuvens, o ar que se aqueceu durante o dia fica aprisionado entre a superfície e a camada de nuvens. A nebulosidade funciona como um cobertor. O calor não consegue escapar para o espaço e a temperatura do ar à noite diminui menos.
Mas quando o céu tem pouca ou nenhuma nebulosidade durante a noite, o ar que esquentou ao longo do dia escapa livremente para o espaço. Essa perda de calor é chamada tecnicamente de perda radiativa e faz com a temperatura caia de forma mais acentuada e rápida no período noturno.
As noites com poucas nuvens ou sem nuvens são mais frias ou frescas em qualquer lugar e em qualquer época do ano, até no verão.