A manhã desta quarta-feira (30) foi a mais fria do ano até agora na cidade de São Paulo. A capital paulista bateu um novo recorde de menor temperatura mínima em 2025, com registro de 14,4 °C na estação convencional do Mirante de Santana, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O valor supera os recordes anteriores, que eram de 15,4 °C, registrados nos dias 6 e 22 de abril.
A tendência é de que o frio continue nos próximos dias. A ação da massa de ar polar somada às noites de céu limpo, favorece o resfriamento noturno mais intenso e pode levar a novos recordes em São Paulo e outras áreas do estado.
Temperaturas despencam em várias cidades do interior
Além da capital, várias cidades do interior paulista também registraram suas menores temperaturas do ano nesta quarta-feira. Destaque para:
-
São Luiz do Paraitinga: 10,8 °C
-
Rancharia: 12,4 °C
-
Itapira: 13,0 °C
-
Barueri: 13,5 °C
-
Dracena: 13,7 °C
Esse padrão de frio generalizado é típico do outono, mas as marcas registradas estão abaixo da média esperada para o mês de abril, indicando que a uma massa de ar frio ainda está presente.
Quinta-feira pode ser ainda mais fria
De acordo com as previsões, a madrugada de quinta-feira (1º de maio) pode ser ainda mais fria na capital paulista, com mínima prevista de 13 °C. Caso se confirme, esse valor poderá estabelecer um novo recorde de menor temperatura mínima para 2025, superando a marca desta quarta.
Além da capital, outras áreas do estado também devem enfrentar madrugadas frias e manhãs geladas, especialmente em regiões de serra e no interior, onde o resfriamento noturno tende a ser ainda mais acentuado.