A massa de ar polar que atua sobre o Sul do país, provocou uma queda acentuada de temperaturas também sobre o Sudeste e tivemos um amanhecer muito frio na cidade de São Paulo nesta quarta-feira, 30 de julho.
De acordo com os dados fornecidos pelas estações meteorológicas do CGE da Prefeitura de São Paulo, a mínima ficou em 0,0 °C em Parelheiros-Marsilac e na região da Capela do Socorro, no extremo da Zona Sul da cidade, entre a madrugada e o começo da manhã desta quarta.
Tivemos geada na capital ou Grande SP? Com as temperaturas observadas no amanhecer de hoje, é possível que tenha formado geada, sim, mas em pequenas áreas de baixada!
A temperatura mínima registrada na cidade de SP pelo Instituto Nacional de Meteorologia foi de 6,7 °C por volta de 7h – na região de Interlagos, também na Zona Sul da capital.
O amanhecer foi muito gelado em outras áreas do estado e com temperatura abaixo de zero em Campos do Jordão. Por volta de 5h da manhã a estação da cidade marcou −1,5 °C, caracterizando um novo recorde para o município. Em Matão, no interior de São Paulo, as baixas temperaturas provocaram geada no começo desta quarta-feira, na zona rural.

Amanhecer com 2 °C na cidade de Matão e geada na zona rural. (Foto: Matão–SP, por Vinicius Lucyrio)
Confira a lista de menores temperaturas do estado nesta manhã de quarta-feira, 30 de julho:
Manduri (SP): 0,4°C – CIIAGRO
Rancharia (SP): 1,1°C – INMET
Terra Roxa (SP): 1,5°C – CIIAGRO
Rio Claro (SP): 2,9°C -CIIAGRO
Tatuí (SP): 3,0°C -CIIAGRO
Pereiras (SP): 3,5°C – CIIAGRO
Jales (SP): 3,9°C – CIIAGRO
Frio continua até a manhã de sexta-feira
A presença do ar frio, mantém as temperaturas mais baixas no amanhecer ainda desta quinta (31) e de sexta-feira (01) em São Paulo. Na capital, a previsão é de 7 °C para o começo desta quinta e na sexta, o dia pode começar ainda com cerca de 9 °C – áreas mais afastadas e do extremo sul da capital paulista podem ter temperaturas ainda mais baixas.
No interior, até o final desta semana, serão registradas mínimas em torno de 7 a 9 °C – inclusive em áreas do oeste e norte paulista. A condição de geada ainda é alta para áreas do Vale do Paraíba e região da Mantiqueira, divisa do estado de São Paulo com Minas Gerais.
Com o centro do ar polar se afastando do país, as temperaturas começam a subir mais a partir do primeiro fim de semana de agosto – já com mínimas na cidade, voltando a alcançar, 13 °C e máximas de 27 °C até o domingo (03).