Texto escrito pela meteorologista Jade Ramos, da Climatempo.
A última quinzena de novembro foi marcada por temperaturas elevadas e ausência de chuvas em grande parte do Nordeste, com exceção da Bahia, do Maranhão e do Piauí, que estavam na rota de fortes corredores de umidade, o que favoreceu pancadas de chuva intensas, acompanhadas de raios, nas últimas semanas.
Por outro lado, nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, as chuvas ficaram dentro da normalidade, porém com acumulados pouco significativos para o mês. Em cidades do interior de Alagoas, como Arapiraca, por exemplo, não há registro de chuvas nos últimos 15 dias. Já no Litoral Nordestino, a umidade proveniente do oceano ainda contribui para a formação de chuva, mas os acumulados mal ultrapassam os 20 mm, durante o mês de novembro, segundo dados da rede de estações do INMET.
E as temperaturas?
No mês de novembro, as máximas ficaram dentro da normalidade, na maioria das capitais, com exceção de Fortaleza, Teresina e Recife, em que as máximas ficaram acima da média. As maiores temperaturas médias foram em Teresina, com 37°C, 35°C em Fortaleza e 33°C em Maceió.
O calor continua?
Para os próximos dias, a previsão indica a continuidade do calorão em grande parte do Nordeste. O sol predomina em praticamente toda a região. Nas capitais litorâneas, as máximas devem ficar próximas dos 32°C, enquanto no interior da região podem superar os 35°C. A umidade relativa do ar também chama atenção, podendo ficar abaixo dos 30% em municípios do interior, como Juazeiro do Norte, Patos e Parnamirim.
E quando as chuvas retornam?
A partir de quarta-feira (03), a presença de um corredor de umidade deve favorecer a formação de pancadas rápidas e isoladas no sul do Maranhão, no Piauí e no sul da Bahia. Os modelos meteorológicos indicam acumulados pouco expressivos, mas suficientes para aliviar o calorão. Nos demais estados nordestinos, o tempo permanece estável, com vários dias de sol, durante às tardes, e ainda sem expectativa de chuva intensa nas primeiras semanas de dezembro.
Diante dessas condições meteorológicas, a recomendação é beber bastante água, evitar a exposição prolongada ao sol e se possível, aproveitar as praias do Litoral do Nordeste, que sentirão o forte calor desta semana.



