O mês de dezembro é considerado, climatologicamente, como o início do verão. Astronomicamente a estação terá início no dia 21 de dezembro de 2025, às 12h03, pelo horário de Brasília. É neste dia e horário que ocorre o solstício de verão. O maior número de horas de insolação sobre o Brasil, que acontece nesta época do ano, é um dos motivos do aumento do aquecimento natural do ar.
De forma geral, dezembro está entre os meses mais chuvosos na maioria das áreas do Brasil. Fenômenos como a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), além da passagem de frentes frias do Sul para o Sudeste do país são comuns neste mês.
Dezembro de 2025 ainda terá influência do fenômeno La Niña, que continua sendo observado no oceano Pacífico Equatorial, mas que deve ficar cada vez mais fraco até o final do mês. O La Niña facilita a passagem das frentes frias pelo centro-sul do Brasil e também a formação dos corredores de umidade, que trazem o ar úmido da região Norte para o Centro-Oeste e para o Sudeste do país, o que é muito importante para a formação das áreas de chuva. Porém, este ano, fenômenos de escala mensal como a oscilação Madden-Julian e a Oscilação da Antártica estão tendo maior importância do que o La Niña para a organização e manutenção desses corredores de umidade sobre o Brasil. Ao longo do mês de dezembro teremos a formação de vários corredores de umidade e é muito provável que, ainda na primeira semana do mês, haja formação da ZCAS. Por isso, dezembro de 2025 deve trazer volumes de chuva acima do normal para grande parte do Brasil. Com o excesso de nebulosidade e a chuva frequentes, muitas áreas do país terão menos calor do que seria o normal para dezembro.
Previsão para dezembro de 2025
Confira a previsão da Climatempo para dezembro de 2025, para cada região do Brasil. Acompanhe os detalhes da previsão pelos mapas de anomalia de temperatura e de precipitação.

Anomalia da temperatura média no Brasil estimada para dezembro de 2025: tons de azul indicam temperatura abaixo da média e, tons de vermelho, temperatura acima da média. (Fonte: Climatempo)
Região Sul
Dezembro de 2025 deve ser marcado por temperaturas médias um pouco abaixo do normal em muitas áreas do no Paraná e de Santa Catarina. A presença de ar frio de origem polar trazido pelas frentes frias vai colaborar para eventos de frio atípico em toda a região Sul, mas que não devem ser tão intensos como em novembro. Mas alguns dias de calor intenso poderão ocorrer especialmente no oeste dos três estados do Sul. O Rio Grande do Sul pode ter influência de onda de calor e a temperatura média de dezembro de 2025 deve ficar um pouco acima da média na maioria das regiões do estado.
O volume de precipitação no Sul do Brasil em dezembro de 2025 deve ficar um pouco abaixo da média normal para o mês em praticamente toda a região. No extremo norte do Paraná, o total de chuva deve ficar próximo da média.
Região Sudeste
Na região Sudeste do Brasil, a temperatura média de dezembro de 2025 deve ficar abaixo do normal em praticamente toda a região. Isso se deve a muitos dias com chuva frequente e excesso de nebulosidade e a eventual presença de ar frio de origem polar trazido pelas frentes frias. Os eventos de frio atípico não devem ser tão intensos como em novembro. O centro-oeste de São Paulo é a região com maior possibilidade de ter picos de calor acima do normal.
Com a expectativa de formação de vários corredores de umidade e da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), a chuva será frequente na região sudeste em dezembro de 2025. Por isso a previsão é de que chuva acima da média normal na maioria das áreas da região. Com a grande probabilidade de vários eventos de chuva forte e volumosa, muitas áreas na região Sudeste poderão sofrer ao longo do mês com alagamentos e deslizamentos de terreno.
Região Centro-Oeste
A temperatura média de dezembro de 2025 deve ficar um pouco abaixo da média em praticamente toda a região Centro-Oeste. Esta tendência está associada ao excesso de nebulosidade e sua frequente que são esperados ao longo do mês. Alguns dias de calor intenso poderão ser observados em Mato Grosso do Sul, mas sem configurar uma onda de calor. Na região do Pantanal e no norte de Mato Grosso, a temperatura de dezembro deve ficar próxima da média normal.
A chuva de dezembro de 2025 será frequente e muitas vezes volumosa na região Centro-Oeste, devido a atuação dos corredores de umidade e da ZCAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul. Os maiores acumulados de precipitação no final do mês devem ser observados em Goiás e no leste de Mato Grosso. Algumas áreas no extremo sul de Mato Grosso do Sul poderão terminar o mês com volume de chuva um pouco abaixo da média.
Região Nordeste
Dezembro de 2025 será um mês bastante quente, com temperaturas acima da média em quase toda a região Nordeste. Áreas no sertão e no Piauí poderão ter com calor em torno dos 40°C. A temperatura média de dezembro deve ficar um pouco abaixo da média no sul do Maranhão e do Piauí, no centro-oeste e sul da Bahia. Isso se deve a maior quantidade de nebulosidade e de chuva esperada para essas regiões ao longo do mês.
O volume médio de precipitação acumulada em dezembro de 2025 deve ficar dentro da normalidade na maioria das áreas do Ceará, no Rio Grande do Norte, na Paraíba, em Pernambuco e em Alagoas. Em Sergipe, no nordeste e centro-leste da Bahia deve chover menos do que o normal. No centro-oeste da Bahia, no Piauí, no Maranhão e na porção noroeste do Ceará, o total de chuva de dezembro deve ficar um pouco acima da média.
Região Norte
A temperatura média de dezembro de 2025 deve ficar um pouco abaixo do normal no Tocantins e em muitas áreas do Pará, no centro-oeste e no sul do Amapá, no extremo norte de Roraima e em algumas áreas de Rondônia. No Amazonas e em parte do sul do Pará, a temperatura de dezembro deve ficar próxima da média. No litoral do Pará, do Amapá e no extremo noroeste do Amazonas, deve fazer mais calor do que o normal.
Com a expectativa de formação de corredores de umidade e da zona de convergência do Atlântico Sul, a maioria das áreas da Região Norte do Brasil vai receber mais chuva do que o normal durante o mês de dezembro de 2025. Deve chover menos do que o normal no Acre e em algumas áreas no leste do Amazonas e do oeste do Pará.



